"Os líderes europeus sabem, mas não reconhecem, que o sistema financeiro atual não serve mais e que precisa ser mudado", escreveu nesta segunda-feira o ex-presidente cubano Fidel Castro.
Em um artigo publicado na internet, intitulado "O analfabetismo econômico", Fidel apóia as declarações do presidente venezuelano, Hugo Chávez, que disse recentemente que "refundar o capitalismo é impossível, seria como tentar fazer o Titanic navegar".
Chávez também disse que o presidente francês Nicolas Sarkozy "está se aproximando do socialismo". O presidente venezuelano, afirma Fidel, "falou do companheiro Sarkozy com uma certa ironia, mas sem querer ferí-lo. Pelo contrário, quis reconhecer sua sinceridade" quando falou na cúpula em Pequim.
O primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodriguez Zapatero, não foi convidado para a conferência internacional do G-20 sobre a crise do sistema financeiro "pelo comportamento rancoroso de Bush, que não perdoa a retirada das tropas espanholas do Iraque", defendeu ainda Fidel.