Escola de samba do RS homenageia estado do Ceará com samba-enredo


As belezas e encantos do estado do Ceará foram o tema escolhido pela escola de samba do grupo especial de Porto Alegre Imperatriz Dona Leopoldina para o Carnaval de 2009. O enredo “Ceará terra da luz. Desperta Iracema guerreira. Leva consigo Dona Leopoldina para uma viagem de belezas”, destaca, além da obra de José de Alencar, símbolos e figuras históricas como o vaqueiro, a mulher rendeira e o Padim Ciço.

O desfile da Imperatriz Dona Leopoldina acontece em Porto Alegre no domingo, 22, à 1h45. O samba-enredo será puxado por Alexandre Belo e cantado pelos 1.600 integrantes da escola. O abre-alas medindo 25 metros, que traz um dragão do mar, navio de colonizadores portugueses, a coroa da escola e a virgem Iracema, dará início à seqüência de quatro carros alegóricos. Uma das alas de destaque será das índias, representadas por 50 adolescentes da escola. As romeiras, o folclore, a cultura, a culinária, o artesanato e a religiosidade do Ceará também serão representados na avenida. A deputada federal, Manuela D`Avila (PCdoB-RS) é integrante da escola.

Fundada em 5 de Janeiro de 1981 por Marco Aurélio, Carlos Vieira, Paulo Luiz, Geraldo Rosa, Luis Neves, Paulo Rodrigues e Antonio Santos, a agremiação funciona no bairro Rubem Berta e tem como cores laranja, preto e branco e uma coroa ornada com louros da vitória como símbolo. É uma escola de comunidade e a maioria de seus integrantes é formada por moradores na Zona Norte da cidade de Porto Alegre, especialmente do bairro Jardim Leopoldina.

Sua primeira conquista ocorreu no ano de 1985 com o enredo “Festa para uma Rainha Negra”, onde a escola conquistou o campeonato do antigo grupo III. Com o enredo “Não existe pecado abaixo do Equador” da carnavalesca Rosa Magalhães foi campeã do grupo 1-B em 1992. As duas melhores colocações na categoria especial foram dois vice-campeonatos; o primeiro em 2005 com uma homenagem ao dançarino Carlinhos de Jesus e em 2008 a Martinho da Vila.

Acesse em nossa galeria de vídeos, reportagem sobre a Escola Imperatriz Dona Leopoldina e o estado do Ceará.

Confira a letra do samba-enredo da Imperatriz Dona Leopoldina para 2009: 

Autores: Vinícius Maroni, Fábio Canalli, Saimon e Vinicius Brito
Intérprete: Alexandre Belo

Oh meu sertão

Destino desejado pelo mar

Sou Leopoldina, Sou Nordestina

Guerreira e jangadeira ao luar

O vento me conduz a terra da luz

Liberdade!

Dos lábios da morena

Linda Índia Iracema

A doçura do povo do Ceará

Ô MULHER, MULHER RENDEIRA
Ô MULHER, RENDÁ…
BORDANDO "EM GRAÇA" A VIDA EMBALA
POR TUA ARTE POSSO ATÉ ME APAIXONAR

Me leva em teus caminhos

Ao interior do homem sonhador

Levando a vida a vaquejar

O braço forte e a alma do lugar

No chão rachado eu vou

De carona tocando sanfona

Eu provei… Rapadura, Cajú e Cachaça

Folia de Reis, me perdi na massa

VEM SORRIR, DA ALEGRIA SOU IMPERATRIZ

EM ROMARIA VOU CANTANDO EM DEVOÇÃO        (BIS)

A "PADIM CIÇO" O MEU SAMBA EM ORAÇÃO

FAZ DISPARAR, ACELERAR MEU CORAÇÃO
AO VER GIRAR MEU PAVILHÃO
ME FAZ VIBRAR E SER FELIZ
SOU DO NORDESTE, LEOPOLDINA, IMPERATRIZ