O senador Inácio Arruda propõe a inclusão do Banco do Nordeste (BNB) como operador de crédito à produtores rurais do semiárido, acometidos pela seca, por meio de emenda à Medida Provisória 600/2012. As operações de crédito, portanto, seriam realizadas pelo Banco do Nordeste (BNB) e Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
“Além das ações governamentais, tornam-se necessárias medidas para facilitar e ampliar a concessão de crédito aos produtores, especialmente os rurais para investimento, capital de giro e custeio agrícola e pecuário, prejudicados pela estiagem, como forma de fomentar a recuperação econômica dos municípios que vêm sofrendo os efeitos da seca”, defendeu Inácio.
Mais de 1.200 municípios da Região Nordeste tiveram reconhecimento de situação de emergência por estiagem em 2012 que atingindo a cerca de 10 milhões de pessoas. As ações de enfrentamento dos efeitos da estiagem na região do semiárido tem sido permanente, pelos governos municipais, estaduais e Federal e necessita de reforço nas situações emergências, com a caracterizada agora quando a região é atingida pela maior seca dos últimos tempos.
Fonte: Assessoria de imprensa do gabinete