Dragão do Mar lança hoje editais de ocupação artística para 2013


Direção do Centro Cultural espera, com as mudanças na gestão, colocar em prática a “virada cultural” pretendida pelo governador Cid Gomes: novas áreas de abrangência, cachês maiores e consulta pública

Aos produtores culturais e artistas das diversas linguagens, está aberta a temporada de projetos para 2013: a partir de hoje, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) recebe inscrições para os seus Editais Culturais de 2013. Estão contempladas as linguagens de Literatura, Música, Audiovisual, Artes Visuais, Circo, Dança, Teatro e Cinema. Os editais foram reformulados pela nova gestão do Centro, que apresenta as mudanças hoje pela manhã.

Entre os principais pontos de mudança já adiantados pelo CDMAC estão a ampliação da leque de propostas, com a inclusão de três novas linguagens (circo, literatura e cinema); a criação de um programa de lançamento de livros e de promoção de shows que envolvam música e literatura para o público adulto ou infantil; e um aumento nos valores dos cachês para cada linguagem. Nos editais de programação, cada artista ou produtor apresenta sua proposta para ocupar espaços como o Teatro do Dragão do Mar, o Auditório, o Palco Sobre a Passarela, entre outros, inseridos na programação regular do Centro Cultural.

Segundo a direção, os novos valores de cachê superam em até quatro vezes o valor que era pago na última edição dos editais. Os valores foram alvos de protestos dos artistas, que reclamavam, entre outros pontos, estarem congelados há, pelo menos, quatro anos.

Os editais, fichas de inscrições e anexos de cada linguagem já estão disponíveis no site do CDMAC. O prazo de inscrições, novos valores dos cachês e outras informações sobre os editais só serão divulgados hoje, às 9 horas, durante a coletiva, que será realizada no Auditório do Dragão do Mar.

Reformulação

Os editais de ocupação 2013 já haviam sido lançados em setembro do ano passado, mas foram cancelados pela direção do centro cultural após criticas de artistas. Na época, a direção divulgou nota justificando a decisão, tomada “com a intenção de elaborar um novo edital que atenda à perspectiva de política cultural da nova gestão”, dizia o texto.

Na nota, a entidade também comprometia-se a reabrir as inscrições o mais breve possível para que a programação de 2013 não fosse prejudicada. De acordo com Paulo Linhares, presidente do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), entre as metas da nova política estão a de “proporcionar uma experiência transformadora no consumo e na produção artística do Estado, a partir da valorização da produção e dos artistas locais, materializando, assim o espírito da ´Virada Cultural´”.

Para a elaboração dos documentos, o CDMAC realizou uma consulta pública junto aos interessados, lançada em novembro passado, disponibilizando formulário para sugestões na página do centro cultural na internet durante dois meses. Segundo informou a direção, foram ainda criadas comissões de consultores para cada linguagem contemplada pelo edital para avaliação das propostas recebidas e dos antigos editais.

Mais informações:

Lançamento dos Editais Culturais de 2013. Hoje, às 9 horas, no Auditório do Centro Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema). Contato: (85) 3488.8619

 

Diário do Nordeste