
Atrações do VII Festival UFC de Cultura, Wado e Eddie foram convidados pelo Vida & Arte para se entrevistarem. Das influências às expectativas dos públicos, veja o que eles têm a dizer
Nascido como Oswaldo Schlikmann Filho, o florianopolitano Wado sobe nesta noite ao palco da Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará (UFC) para fechar o segundo dia do VII Festival UFC de Cultura. Neste ano, o evento tem como tema “O universal pelo regional – 60 anos de história”, referência à fundação da instituição. Não por acaso, o regional e o universal são temas sempre presentes na obra do cantor e compositor radicado em Alagoas. Com nove discos na bagagem (sete solos e dois com o Fino Coletivo), Wado resume em Fortaleza uma trajetória iniciada em 2001 e pontuada por canções cheias de balanço e tropicalismo.
Também é o balanço que marca o som dos pernambucanos do Eddie. Formada por Fábio Trummer (guitarra e voz), Urêa (percussão e voz), Andret (trompetes, teclados e samplers), Kiko (bateria) e Rob (baixo), a banda toca amanhã, 3, na programação do festival. Filhos da cena musical que deu origem ao movimento manguebeat, eles trazem à Capital a turnê que comemora 25 anos de carreira e que acaba de render uma coletânea com os melhores momentos dos cinco discos lançados, além de uma faixa inédita.
Em comum, Wado e Eddie têm a militância na cena indie nacional e a busca por um som autoral e plural. Com olho nas tradições nacionais e outro no pop e no rock internacional, eles fazem som sem rótulos.
A convite do Vida&Arte, os músicos trocaram e-mails com perguntas e respostas sobre assuntos variados, como direito autoral. Wado ainda aproveitou para mostrar o quanto conhece do som do quinteto, de quem é fã desde a adolescência.
SERVIÇO
VII Festival UFC de Cultura
Quando: até sexta, 5, a partir das 18 horas. Shows com Wado (hoje) e Eddie (amanhã, 3)
Onde: concha acústica (Av. da Universidade, 2853 – Benfica)
Entrada franca.
Site: www.festivalufcdecultura.ufc.br
Fonte: Jornal O Povo