Cresce a ação institucional e abre-se uma nova fase para o PCdoB no Ceará


O Seminário realizado no dia 20 de Julho, em Fortaleza, com a presença do dirigente nacional do PCdoB, Ronald Freitas, o Senador Inácio Arruda, o Presidente estadual Carlos Augusto Patinhas e dezenas de gestores públicos filiados ao PCdoB, é um esforço de compreensão dessa nova fase em que o Partido participa da gestão pública nas esferas municipal, estadual e federal.


A experiência de participação dos comunistas tem razões políticas muito bem definidas. Ronald Freitas, Secretário Nacional de Relações Institucionais do PCdoB, considera que o  centro da luta política hoje se realiza no terreno institucional  e a presença dos comunistas coloca o partido no centro da batalha, criando as melhores condições para a convivência democrática com a sociedade brasileira. Esssa nova fase, além de ser uma atividade fundamental no processo de acumulação de forças, prepara quadros partidários para a administração e permite ampla sinergia com os movimentos sociais. O senador Inácio Arrruda afirma que o povo enxerga o poder nos governos e isso permite ao gestor a mais ampla ligação com as questões concretas da população.


O secretário de Saúde do estado do Ceará, João Ananias, deu um quadro dos desafios que tem pela frente, mostrando que é necessário desconcentrar o atendimento na capital e a ampliação do financiamento público desse setor. O secretário executivo da SER I de Fortaleza, Mariano de Freitas, destacou a criação de projetos vitoriosos como a Escola de Dança e Surf, as Casas de Segurança e o Mercado das Marias. A secretária de Assistência Social de Maracanaú, Ieda Nobre, apresentou rico informe sobre a criação da Secretaria no município, destacando que a política pública deve ser encarada como política de estado, onde proteção social é direito fundamental de todo indíviduo em situação de risco social. O secretário de Esporte e Juventude de Sobral, Gilvan Paiva, apresentou a experiência da secretária, destacando a necessidade de fortalecer a formação continuada da equipe, a elaboração de projetos e a comunicação como fator de de visibilidade do trabalho.


Um rico debate complementou a riqueza dos informes apresentados e mostrou que é necessário aprofundar conceitos, sistematizar a experiência e dedicar especial atenção ao Planejamento, fator fundamental para não se perder a perspectiva e cair nas agruras do cotidiano e das imensas tarefas que se tem pela frente. Há necessidade de maior divulgação das atividades dos gestores no VERMELHO e a continuidade do diálogo por meio de fóruns e seminários temáticos.


O entusiasmo com o evento atraiu diferentes experiências que dão uma fotografia da pluralidade das necessidades que estão postas para quem administra governos municipais, estaduais e federal. O encontrou revelou a pujança do PCdoB para as batalhas futuras e a firme convicção dos limites, possibilidades do estado brasileiro atual e a certeza de que devemos prosseguir na saga de construção do Socialismo no Brasil.