Crediamigo completa 15 anos com mais de R$ 20 bilhões desembolsados


Maior programa de microcrédito da América do Sul em número de clientes, o Crediamigo do Banco do Nordeste comemora 15 anos de atuação com a marca de R$ 20 bilhões desembolsados aos microempreendedores da Região. O montante foi distribuído em mais de 15 milhões de operações de microcrédito, uma média de 13 mil por dia. Ao todo, já são mais de 3 milhões de clientes atendidos pelo Programa.
Nos últimos dois anos, o Crediamigo tem apresentado crescimento anual superior a 40% nos volumes de aplicação. Atualmente, o Programa possui 1,6 milhão de clientes ativos. Ele está presente em 1992 municípios, por meio de 426 pontos de atendimento, com uma equipe de mais de 4 mil pessoas.

“Em 1998, o Banco do Nordeste lançava esta experiência pioneira entre os bancos públicos brasileiros. Apostamos na demanda por crédito de pequenos empreendimentos informais na Região, inspirados nas iniciativas bem-sucedidas de bancos sociais, implementadas em países com características semelhantes ao Nordeste”, lembra o diretor de Desenvolvimento Sustentável e Microfinanças do BNB, Stélio Gama.

Ele destaca estudo da Fundação Getúlio Vargas, segundo o qual a probabilidade de saída da pobreza para clientes do Crediamigo é de 60% em até 5 anos. “Como instrumento de redução das desigualdades sociais, o Crediamigo oferta oportunidades de trabalho, por meio do aumento da capacidade operacional; gera renda pelo aumento do estoque e das vendas; promove a inserção social e econômica, por meio das redes solidárias e inclusão no processo produtivo; e fortalece a cidadania, através do acesso a crédito, assessoria empresarial e outros serviços financeiros”, complementa o diretor.

Políticas Públicas
O alinhamento do Crediamigo com as estratégias de políticas públicas do Governo Federal representa importante relevância social e econômica, uma vez que colabora com a melhoria de vida de beneficiários do programa Bolsa Família. No Crediamigo, 44% dos clientes também são beneficiários do Bolsa Família, o que corresponde a aproximadamente 700.000 clientes.

O Programa também foi o modelo para a implantação do Crescer Brasil, o programa de microcrédito do Governo Federal. Somente em 2012, por exemplo, o Banco do Nordeste realizou 80% da quantidade de operações do Crescer e 69% dos valores contratados.

Em 2009, o Governo Federal criou uma grande oportunidade para que empreendedores informais com receita bruta anual de até R$ 60.000,00 conquistem a formalização de seus negócios. A Lei do Empreendedor Individual (EI) facilita o processo de formalização, realizado por meio da internet, de forma gratuita e sem burocracia. O Crediamigo já liberou mais de R$ 330,1 milhões para os Empreendedores Individuais, em mais de 140 mil operações de crédito destinadas a esse público.

Produtos e Serviços
Compõem o portfólio de produtos e serviços do Programa crédito para Capital de Giro e para pequenas reformas e investimentos. Além disso, o Programa dispõe de produto de que utiliza a metodologia de bancos comunitários: o Crediamigo Comunidade (VillageBank) e outros produtos financeiros como conta corrente simplificada, cartão de débito e seguros.

A metodologia do Programa é baseada no trabalho de acompanhamento dos negócios, realizado pelo assessor de crédito. Para isto o Programa dispõe de material estruturado para orientação empresarial e ambiental dos beneficiários.

Condições de acesso ao crédito
Para obter um empréstimo é necessário apresentar documentos pessoais (Identidade, CPF e comprovante de residência) e desenvolver uma atividade produtiva. A metodologia de atendimento é baseada na formação de grupos solidários que podem ter de 3 a 30 clientes.

A metodologia do aval solidário consolidou o Crediamigo como o maior programa de microcrédito do país, possibilitando o acesso ao crédito a empreendedores que não tinham acesso ao sistema financeiro.

Programa
O Crediamigo é o Programa de Microcrédito Produtivo Orientado do Banco do Nordeste que facilita o acesso ao crédito a milhares de empreendedores pertencentes aos setores informal e formal da economia.

Tem como principais diferenciais o atendimento personalizado e uma metodologia específica para microcrédito urbano. O Programa possui uma rede de 426 pontos de atendimento que dão maior velocidade ao processo de negócios e oferecem maior proximidade e comodidade aos clientes. O crédito é ágil e adequado ao ciclo do negócio. O risco é minimizado por meio do grupo solidário.

Fonte: BNB

 

,