Comunista assume mandato na Câmara Municipal de Fortaleza


A comunista Eliana Gomes assumirá na Câmara Municipal de Fortaleza o mandato de vereadora. A ex-presidente da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza ocupará o lugar de Elpídio Nogueira que, a convite da prefeita Luizianne Lins, tomará posse na Secretaria Executiva Regional VI.


O PCdoB estava sem representação municipal desde que Lula Morais se transferiu para a Assembléia, assumindo o espaço de João Ananias, hoje Secretário de Saúde do Estado. Agora, com o mandato de vereador, o Partido Comunista do Brasil fica bem representado em todos os níveis políticos (Municipal, Estadual e Federal).


Eliana Gomes, que milita no PCdoB desde os anos 80, segue uma trajetória política semelhante ao do senador Inácio Arruda. Como Inácio, Eliana começou no movimento popular, foi presidente da Federação de Bairros e Favelas e agora chega a Câmara Municipal, defendemdo, como Inácio, as bandeiras da moradia, da construção de cidades mais justas e humanas e da dignidade do povo.


Conheça a comunista Eliana Gomes:


Francisca Eliana Gomes dos Santos é educadora popular. Natural de Canindé/Ce, veio para Fortaleza no início dos anos 70. Militante do movimento popular há mais de vinte anos, filiou-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no início dos anos 80. Foi fundadora e presidente da Associação Comunitária do Bairro Ellery, presidente da Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza por duas gestões. Além disso, é sócia da Ong Cearah Periferia e da Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza.


Atualmente, é presidente de honra do Centro Socorro Abreu de Desenvolvimento Popular e Apoio à Mulher e assessora técnica da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza – Habitafor.


A história política de Eliana Gomes se confunde com a história do movimento popular urbano desta cidade em favor de moradia, justiça e paz para homens e mulheres em sua diversidade de raça, cor, etnia, orientação sexual e condição física.


A liderança de Eliana é construída num exercício diário de diálogo intenso com os vários setores que fazem nossa sociedade, como forma de contribuir na elaboração de cidades mais justas e democráticas.


Primeira mulher comunista a ocupar a Câmara Municipal de Fortaleza, 4ª capital do país. Eliana veio da Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza. Uma liderança comunitária que hoje está no parlamento.