O ministro das Relações Exteriores Celso Amorim e o ex-embaixador brasileiro em Washington Roberto Abdenur serão convidados pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) a comentar, em datas diferentes, os atuais rumos da política externa brasileira.
O convite ao embaixador foi motivado por entrevista de Abdenur, publicada na última edição da revista Veja, onde o embaixador criticou a condução do Ministério das Relações Exteriores, afirmando que haveria uma “doutrinação ideológica” no Itamaraty, com tratamento privilegiado aos acordos com países menos desenvolvidos como eixo básico da diplomacia.
A proposta de ouvir o Ministro Celso Amorim partiu de requerimento do Senador Inácio Arruda. Segundo o parlamentar, o objetivo da audiência é que o Ministro exponha aos integrantes da Comissão quais serão as diretrizes da política internacional durante o segundo mandato do Presidente Lula, incluindo os possíveis impactos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) na política externa brasileira.
Abdenur deverá participar de uma reunião da comissão na próxima terça-feira (). Já o comparecimento do Ministro Celso Amorim à CRE ainda não tem data definida.