Cinema


O longa metragem O Grão, do cineasta cearense Petrus Cariry, foi um dos 23 filmes nacionais a se inscrever no Ministério da Cultura (MinC) para concorrer à possibilidade de indicação ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2011. Apenas um dos longas da lista será escolhido e poderá concorrer a uma das cinco cobiçadas vagas de indicado à maior premiação mundial.

Em uma iniciativa inédita, o Ministério da Cultura abriu ontem uma enquete para que o público possa ajudar na escolha do filme indicado. A votação vai até o dia 20 de setembro. Após a escolha, o nome indicado vai ser enviado à Comissão de Seleção oficial, composta por representantes do Governo, sociedade civil organizada e especialistas em cinema, responsável pela deliberação do nome. O anúncio dos cinco indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro está marcado para o dia 25 de janeiro, enquanto a cerimônia está prevista para o dia 27 de fevereiro.

Além de O Grão, concorrem filmes de sucesso nacional como As Melhores Coisas do Mundo, de Laís Bodansky, Chico Xavier, de Daniel Filho e Nosso Lar, de Wagner Assim e que está em cartaz nos cinemas. No ano passado, o concorrente brasileiro à indicação ao Oscar foi o longa Salve Geral, de Sérgio Rezende, que acabou não conseguindo a vaga. A última indicação brasileira à Melhor Filme Estrangeiro da maior premiação do cinema mundial foi em 1998, com Central do Brasil, de Walter Salles. Em 2003, Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, recebeu quatro indicações ao Oscar, mesmo não tendo sido indicado ao prêmio dado a longas estrangeiros.