Programa é direcionado para as áreas de engenharia, biologia, ciências da computação e agricultura sustentável. Inscrições até 22/8
O programa Ciência sem Fronteiras oferece 1.500 bolsas de estudo para estudantes interessados em realizar doutorado completo nos Estados Unidos (EUA). As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até às 23h59min do dia 22 de agosto.
As áreas contempladas pelo programa são engenharia, biologia, ciências da computação e agricultura sustentável. Entre as exigências, é preciso ter formação na mesma área de estudo ou em área semelhante ao tema do doutorado. Os candidatos interessados não precisam ter diploma de mestrado.
O valor da bolsa de estudos para o doutorado pleno é de U$ 1.300,00 (aproximadamente R$ 3.970,00), além do auxílio-deslocamento, auxílio-instalação, seguro-saúde, gastos com pesquisa de campo além de taxas escolares e de bancada, se estas forem exigidas pela instituição. Veja valores completos na página do CNPq.
Os estudantes selecionados são direcionados para os melhores programas de doutorado americano, entre eles: Cornell, Columbia, Brown, MIT, Rice, Purdue, Michigan, Duke, University of California (Berkely, Davis, Irvine, Los Angeles, San Diego, Santa Barbara, Santa Cruz, entre outras).
A oferta das bolsas é administrada pela Laspau, organização sem fins lucrativos, filiada à Universidade de Harvard e responsável pela administração de bolsas de estudo de doutorado pleno nos Estados Unidos.
Inscrições
Há duas formas de inscrição para seleção à bolsa de doutorado. Segundo informações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível (Capes), caso o candidato já possua carta de aceite na universidade americana, a exigência determina se inscrever diretamente no formulário de seleção para doutorado pleno, anexando o documento e identificando a universidade de sua escolha.
Os candidatos sem carta de aceite ou que não tenham se inscrito em processo seletivo em qualquer universidade americana também podem participar da seleção. Basta seguir dois passos: acessar o site da Laspau e, simultaneamente, preencher o formulação de seleção disponível no site do Ciência sem Fronteiras, identificando que será alocado pela Laspau.
Para participar da seleção, o candidato deverá atender os seguintes pré-requisitos:
- Ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil;
- Ter proficiência do idioma inglês com o resultado mínimo de 550 pontos na modalidade Paper Based Test ou 79-80 pontos na modalidade Internet Based Test do Test of English as a Foreign Language (TOEFL), ou no mínimo de 6,0 pontos do International English Language Test (IELTS). Locais de realização do teste podem ser conferidas neste link;
- Deve prestar o exame Graduate Record Examinations (GRE) e o exame TOEFL ou IELTS até 20 dias antes do prazo da submissão da proposta;
- Não acumular a presente bolsa com outras bolsas concedidas com recursos do governo federal.
O julgamento das propostas acontecerá em outubro deste ano e os resultados deverá sair até 15 de dezembro. Os estudantes aprovados irão estudar a partir do período vigente, de fevereiro a junho de 2015.
A duração do programa é de até quatro anos. No entanto, durante a inscrição o candidato pode solicitar bolsa de até 36 meses e depois pedir a prorrogação por mais 12 meses, no último ano de estudo.
Instruções para realizar a inscrição
No momento da inscrição no site da Capes, o candidato deve portar os seguintes documentos:
- Currículo cadastrado na Plataforma Lattes;
- Currículo do orientador no exterior, na forma de homepage ou arquivo anexado;
- Projeto de Pesquisa nas áreas contempladas pelo Ciência sem Fronteiras;
- Concordância do orientador no exterior com a execução do projeto proposto;
- Consentimento formal da instituição de destino emitida pela Laspau, incluindo informação sobre o idioma e nível de proficiência mínimo exigido para o doutorado;
- Comprovante de proficiência no idioma a ser utilizado no doutoramento exigido pela instituição de destino.
Para acessar o sistema, é necessário ter o número do CPF em mãos e inserir uma senha pessoal. Caso não a possua, é preciso se cadastrar a partir do link disponibilizado no rodapé da página do sistema.
Na etapa referente ao preenchimento do formulário de inscrição, é preciso, além de informar os dados, anexar o currículo do orientador estrangeiro. Para orientadores brasileiros, o Currículo Lattes deve ser informado.
O candidato deve também informar o início das atividades na universidade escolhida. Essa informação deve constar na carta de aceite enviada pela instituição de ensino. Em seguida é necessário adicionar dados como título do projeto, palavras-chave e resumo. É preciso ficar atento, pois não serão aceitas mais de duas inscrições no mesmo calendário. A última proposta enviada pelo estudante substituirá a anterior.
A Capes indica que para ter mais chance na aprovação o candidato deve encaminhar a carta de aceite e a carta de recomendação junto com o pdf do projeto, no momento da inscrição.
Após o envio da inscrição, o candidato poderá acompanhar o andamento da proposta na página da Plataforma Carlos Chagas. Para sanar suas dúvidas, ligue na central de atendimento: 0800 616161 ou envie uma mensagem pelo link Fale Conosco.
Critérios de seleção
Os candidatos serão selecionados em função do currículo e também do currículo do orientador no exterior. Também serão avaliados o mérito da proposta, o conceito internacional do grupo de pesquisa no exterior e sua classificação em comparação com os demais candidatos.
Também são fatores favoráveis à concessão da bolsa, a inserção do projeto nas áreas estratégicas definidas pelo Conselho Deliberativo do CNPq ou em Programa específico, bem como a existência de vínculo empregatício do candidato no Brasil.
O que é o Exame GRE?
Conhecido como Graduate Record Examinations e criado em 1949 pelo Educational Testing Service (ETS), o exame GRE é utilizado como um dos requisitos para concorrer a uma vaga em mestrado ou doutorado nos Estados Unidos.
O exame é válido por cinco anos e pode ser realizado em qualquer centro credenciado no país. Informações sobre a preparação para o exame GRE podem ser encontradas por meio dos centros de orientação EducationUSA em todo o Brasil.
Fonte: Portal Brasil