A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) vai iniciar no dia 7 de abril um amplo debate sobre temas considerados vitais para o pleno desenvolvimento do país. Entre os assuntos a serem discutidos estão recursos energéticos; telecomunicações; infraestrutura e políticas públicas; tecnologia da informação; fármacos e medicamentos; inovação e desenvolvimento econômico; agências reguladoras; saúde e regulação; e integração da América do Sul.
As audiências públicas, que serão divididas em painéis, trarão ao Senado mais de 50 renomados especialistas, economistas, cientistas e pesquisadores, além de autoridades governamentais. As reuniões se estenderão pelos próximos meses e serão realizadas sempre às segundas-feiras, a partir das 18h, no plenário da CI – Sala 13 de Ala Senador Alexandre Costa.
Na reunião desta quinta-feira () da CI ficou decidido que cada reunião contará apenas com quatro convidados, podendo chegar até cinco. A ideia é fazer com que as audiências públicas sejam mais proveitosas, segundo avaliação dos senadores do colegiado. A maioria dos painéis será realizada em conjunto com as comissões permanentes da Casa, de acordo com os temas a serem abordados.
Entre os convidados que poderão tomar parte dos painéis estão o atual presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho; o deputado Delfim Neto; os economistas Luiz Carlos Mendonça de Barros e José Márcio Camargo; o ex-prefeito de Curitiba, arquiteto Jaime Lerner; e Paulo Godoy, presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib).
Além desses nomes, a Comissão aprovou sugestão do Senador Inácio Arruda no sentido de incluir o Presidente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Haroldo Lima, para participar do painel sobre Petróleo, o Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, Professor da UnB e do Instituto Rio Branco para fazer parte do debate sobre infraestrutura e a integração da América da Sul e a professora da FAU-PUC Campinas Raquel Rolnik, para falar sobre Transporte e Infraestrutura urbana.