Começou! A Imagine Cup 2017 já está movimentando Fortaleza com a disputa que irá selecionar o vencedor da etapa brasileira do evento considerado a “Copa do Mundo da Tecnologia”. Os jovens competidores de seis estados foram recepcionados no espaço FB Ideias, na noite desta segunda (15/5).
O momento de boas-vindas contou com a participação de representantes da Microsoft e ainda do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, que disse apostar numa competição que resultará em soluções inovadoras para o País.
“Temos a satisfação de poder recebê-los e sediar uma disputa tão interessante, justamente porque ela também é um relacionamento, uma troca de conhecimentos. É nosso maior interesse que as ideias apresentadas aqui se transformem em bons negócios. Queremos reforçar essa Inovação aqui no Ceará e fazer uma ‘onda’ ainda maior com o evento, chegando a soluções criativas que resolvam nossos problemas, os do Nordeste, os do Brasil e os do mundo, olhando sempre para a inclusão”, frisou Inácio.
A competição que transforma projetos acadêmicos em startups de sucesso acontece até quinta-feira (18/5) em quatro locais diferentes da cidade, reunindo 15 equipes selecionadas de quase 200 projetos de todo o País.
Um evento a quatro mãos
O gerente de programas acadêmicos e de startups da Microsoft, Rodrigo Dias, enfatizou que a Imagine Cup 2017 é feita a quatro mãos, por meio de um trabalho conjunto da multinacional e da Secitece. “Essa é uma competição transformadora, não só para vocês que estão disputando o título, mas para nós que promovemos toda essa movimentação”, disse.
Parceiro do evento desde 2008, o banco Bradesco vem novamente apostar no apoio à essa iniciativa singular. “Acreditamos em eventos e propósitos desse porte. Pode ser um clichê, mas vocês [os jovens] já são vencedores por terem sido selecionados entre tantos projetos. Tenho certeza que daqui sairão campeões não só do Brasil, mas o vencedor mundial”, destacou a representante do Bradesco Universitário, Lilian Tolotti.
Os estudantes vêm de diferentes regiões do País e de universidades públicas e privadas. Utilizando a computação em nuvem, desenvolveram aplicativos, dispositivos inteligentes, jogos e até uma rede social, que podem trazer soluções inovadoras para consumidores, negócios e sociedade.
Evento itinerante
Entre mentorias, apresentações ao juri e cerimônia de premiação, a etapa brasileira da Imagine Cup passará ainda pelo Hub de Inovação do Nordeste (Hubine/BNB), Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Cineteatro São Luiz.
Nesta terça-feira (16/5), haverá mentoria para lapidação dos projetos, com orientações técnicas, de negócios e sobre habilidades na apresentação dos trabalhos. A atividade ocorrerá no Hubine (Av. Pedro Ramalho, 5700 – Passaré), das 9h às 18h.
Já a apresentação dos projetos à banca de jurados – momento decisivo da competição – acontecerá na quarta-feira (17/5), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema), das 9h às 18h.
O anúncio dos vencedores e a cerimônia de premiação será no Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500 – Centro), na quinta-feira (18/5), a partir das 15 horas.
Aposta na Inovação cearense
Para o estudante Rogério Guimarães Junior, do colégio Farias Brito, que integra o projeto cearense CodCad, participar da competição vai além do título – abre possibilidades de exposição à mídia e aos empresários.
“Nossa expectativa é ótima, estamos ansiosos com a disputa, mas também queremos que outras pessoas vejam o que produzimos. Nosso projeto, uma plataforma de ensino de programação para implementação em escolas, tem como maior diferencial a parte técnica. Ele está muito bom e pronto para utilização”.
Além do projeto CodCad, disputam pelo Ceará os projetos da Universidade Federal do Ceará (“Vibeye”), e da Universidade de Fortaleza (“M.O.A.C.I.”).
De Fortaleza, os vencedores da etapa brasileira seguem para Seattle, nos Estados Unidos, para concorrerem à final mundial. A equipe premiada vai ganhar 100 mil dólares. O vencedor global também será convidado para a Microsoft Build 2018, conferência de desenvolvedores, e, por fim, uma mentoria exclusiva de Satya Nadella, CEO da Microsoft.



