Centenário de Dom Helder em Fortaleza


A Paróquia de Santo Afonso localizada no bairro da Parquelândia em Fortaleza, realizou no sábado, 07, celebração alusiva ao primeiro centenário de nascimento de Dom Helder Câmara, Arcebispo de Olinda e Recife, nascido no dia 7 de fevereiro de 1909 e falecido em 1999.

A Eucaristia, presidida pelo Dom Edmilson Cruz, bispo emérito de Limoeiro do Norte e concelebrada por vários sacerdotes, foi o ponto alto das comemorações. Compareceram várias autoridades, grande número de fiéis e uma comitiva da área pastoral da Comunidade do Genibaú.

Os parlamentares do PCdoB, senador Inácio Arruda, deputado estadual Lula Morais e a vereadora Eliana Gomes, prestigiaram o evento, informando na ocasião que homenagearão Dom Helder com sessões solenes em suas respectivas casas legislativas: Senado, Assembléia Legislativa e Câmara Municipal de Fortaleza.

Após a missa o superintendente Regional da Empresa Brasileira de Correios, José Estevam Tomás fez o lançamento oficial em Fortaleza de um selo comemorativo do centenário de nascimento de Dom Helder e a paróquia Santo Afonso lançou o livro: “O peregrino da Paz – Dom Helder”, organizado pelo padre Geovane Saraiva e pelo professor José Cajuaz Filho. Um dos textos do livro é de autoria do Senador Inácio Arruda: “Dom Helder: “…me chamam comunista…”.

Dom Helder, fortalezense de nascimento, fez de sua vida um continuo anúncio do Evangelho e da Paz, foi um ferrenho lutador contra a miséria e defendeu a dignidade humana mesmo sofrendo ameaças e perseguições

O objetivo da comemoração segundo padre Geovane, é fazer com que as novas gerações conheçam o legado de Dom Hélder e a sua importancia na luta pelos direitos humanos e pela democracia no Brasil.