Apesar da importância que tem para o processo de reciclagem, a coleta seletiva só existe em 443 cidades brasileiras (8% do total), segundo uma pesquisa feita pela associação Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE).
O estudo revelou ainda que cerca de22 milhões de brasileiros têm acesso a programas municipais de coletaseletiva. Mas, apesar de o número deprogramas ter dobrado no Brasil entre 2000 e 2008 (passou de 451 para 994) na maior parte das cidades do País, o serviço não cobre mais que 18% da população local, segundo o IBGE.
O custo da coleta seletiva também é alto, se comparado ao da coletaconvencional. O preço médio da coletaseletiva nas grandes cidades calculado pela pesquisa do CEMPRE foi de R$ 376,20. Já acoleta regular de lixo custa, em média, R$ 85,00, quatro vezes menos.
As prefeituras realizam a coleta seletiva dos resíduos sólidos em 52% das cidades pesquisadas; empresas particulares executam a coleta em 26%. Mais da metade (62%) apoia ou mantém cooperativas de catadores como agentes executores da coletaseletiva municipal.
Para preparar a sociedade brasileira para uma mudança de comportamento em relação à coleta seletiva do lixo e ressaltar os benefícios ambientais, sociais e econômicos do reaproveitamento dos resíduos sólidos para o Brasil, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) realiza a campanha “Separe o lixo e acerte na lata”.
Um dos objetivos da campanha é divulgar as soluções propostas pela Política Nacionalde Resíduos Sólidos (PNRS) como mecanismo de logística reversa: uma vez descartadas, as embalagens são de responsabilidade dos fabricantes, que devem criar um sistema para recolher e reciclar o produto.
Campanha
DESAFIO:
Preparar a sociedade para uma mudança de comportamento em relação à Coleta Seletiva do Lixo, ressaltando os benefícios ambientais, sociais e econômicos do reaproveitamento dos resíduos sólidos para o país.
SOLUÇÃO:
A campanha publicitária priorizou uma abordagem mobilizadora, de utilidade pública e de educação ambiental, no sentido de esclarecer à população sobre a importância do reaproveitamento dos resíduos sólidos e ensinar a correta separação do lixo úmido e seco. Com uma linha criativa simples, lúdica e didática, a campanha contempla 3 filmes de 30 segundos para TV, 4 anúncios para revistas, 1 spot de rádio, banners para internet, além de disponibilizar outras peças para utilização de parceiros. O conceito publicitário enfoca o tema de forma descontraída – Separe o Lixo e Acerte na Lata.
CONFIRA AS PEÇAS DA CAMPANHA:
Spot de Rádio: ouça aqui
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Banners de Internet:
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Fonte: Portal Brasil