A situação das comunidades ribeirinhas ganha destaque nas discussões em Fortaleza e por iniciativa do Senador Inácio Arruda, PCdoB, receberá recursos do PAC para amenizar os problemas de áreas de risco. Na assembléia Legislativa, o deputado estadual Lula Morais busca ampliar o debate.
O deputado Lula Morais, como membro da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semi-Árido da Assembléia Legislativa, solicitou a realização de uma audiência pública para discussão do Plano Ambiental da Região Metropolitana de Fortaleza, envolvendo a revitalização dos rios Maranguapinho, Ceará e Cocó.
A audiência será nesta sexta-feira, 27 de abril, às 14h30min, no Plenário 13 de Maio. O Projeto de Macro Drenagem para Região Metropolitana de Fortaleza receberá recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) por iniciativa do Senador Inácio Arruda, PCdoB, como coordenador da bancada cearense no Congresso Nacional. Inácio Arruda estará presente na audiência para aprofundar o debate sobre o projeto. O recurso previsto para a revitalização dos três rios é de 320 milhões de reais.
A referida iniciativa está fundamentada na discussão ocorrida no último dia 16 de abril, no Maranguapinho, durante a realização de um café da manhã com autoridades e lideranças locais, que durante a reunião debateram sobre as necessidades da população que vive as margens dos rios.
Os municípios de Maracanaú, Caucaia e Fortaleza serão beneficiados com as obras que devem minimizar o sofrimento das famílias ribeirinhas. Foram convidadas para a audiência as seguintes entidades: Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza; Prefeitura Municipal de Fortaleza; Prefeitura Municipal de Caucaia; Prefeitura Municipal de Maracanaú; Prefeitura Municipal de Maranguape; Secretaria de Cidades; Fundação Nacional de Saúde (FUNASA); HABITAFOR; Cáritas Arquidiocesana; Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, Associação de Moradores do Parque Genibaú, do Bom Jardim, do Canindezinho, da Granja Lisboa, Parque São José, do Parque Nazaré, entre outras.