A Comissão de Educação do Senado aprovou hoje (), projeto de autoria do Senador Inácio Arruda que institui 2007 como o Ano Nacional Oscar Niemeyer, aproveitando a ocasião do centenário do arquiteto. A proposta foi aprovada por unanimidade, ou seja, recebeu votos favoráveis de todos os senadores presentes à reunião da comissão, e segue agora para apreciação na Câmara dos Deputados.
Arquiteto e comunista, “Niemeyer é uma das mais expressivas personalidades brasileiras do século XX e rompe o século XXI completando cem anos de uma existência fértil em realizações”, afirmou Inácio. “Seu reconhecimento em vida justifica-se por si, diante do Brasil e dos povos e países que brindou com seus traços de ímpar genialidade. Acredito que essa é a mais viva homenagem que se pode prestar ao mais pulsante dos brasileiros”, explicou o Senador. .
Amanhã (), acontece no auditório Petrônio Portela do Senado a pré-estréia do documentário “Oscar Niemeyer: a vida é um sopro”, de Fabiano Maciel, que retrata a obra, a vida e a firme opção política do arquiteto, humanista e comunista. A estréia do filme nos cinemas está prevista para a próxima sexta-feira ().
Além do projeto que institui o Ano Oscar Niemeyer, o Senador Inácio Arruda apresentou também um requerimento para que o Senado realize uma sessão solene especial em homenagem aos cem anos do arquiteto.
Esporte
Aprovado também na Comissão de Educação, o requerimento do Senador Inácio Arruda convidando o ministro dos Esportes, Orlando Silva, para ir ao Senado expor as políticas da pasta que comanda e as perspectivas para o desenvolvimento do esporte nacional. Orlando Silva também deve levar informações sobre a organização dos jogos Pan-Americanos Rio 2007. “Será de grande importância essa audiência sobre o processo de organização do evento, tendo em vista a importância dos Jogos Pan-Americanos para o esporte Brasileiro”, afirmou o Senador.