Aprovada a inclusão de Filosofia e Sociologia no ensino médio


O Plenário aprovou nesta quinta-feira () o projeto de lei da Câmara 4/08 que inclui a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias do ensino médio, trinta e sete anos depois que as disciplinas foram excluídas dos currículos pelo regime militar. A matéria será encaminhada à sanção presidencial.

Em seu voto favorável, o relator da matéria, senador Valter Pereira (PMDB-MS), recordou que a luta pela reinclusão das duas disciplinas no ensino médio começou logo depois que elas foram substituídas pelas matérias de Educação Moral e Cívica e de Organização Social e Política do Brasil. Os professores que lideraram o movimento consideravam o estudo de Filosofia e Sociologia “indispensáveis para a formação integral de nossos jovens”.

Para o Senador Inácio Arruda, que votou a favor da proposta, a reinclusão das duas disciplinas vai possibilitar aos estudantes uma formação mais ampla e reforçar seu papel de agente transformador da sociedade: “Por meio do estudo da sociologia e da filosofia, o jovem vai ter mais elementos para entender seu papel na história e poderá desenvolver o pensamento, a reflexão e a ação voltada para a transformação da sociedade”, analisou o Senador.

Outro projeto aprovado pela Comissão de Educação cria o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, a ser celebrado no dia 28 de janeiro, e a Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, que incluirá a mesma data. A data escolhida visa homenagear três fiscais de trabalho assassinados em Unaí (MG), há quatro anos, quando investigavam uma denúncia de trabalho escravo.