Anita no livro Heróis da Pátria


A Comissão de Educação do Senado aprovou por unanimidade nesta quarta-feira () parecer do Senador Inácio Arruda aos projetos de lei do Senado 237 e 425, ambos de 2007, que propõem a inscrição do nome de Anita Garibaldi no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília. Os projetos são de autoria das Senadoras Serys Slhessarenko (PT-MT) e Lúcia Vânia (PSDB-GO).

A catarinense Anita Garibaldi, nascida Ana Maria de Jesus Ribeiro e conhecida, na infância, por Aninha do Bentão, se constituiu em exemplo de coragem e de força da mulher brasileira. Sua luta em favor da liberdade, da justiça e da dignidade a tornou personagem reconhecida e destacada no Brasil e na Europa.

Durante a revolução Farroupilha, Anita abandonou o primeiro marido, Manuel Duarte de Aguiar, e casou-se no Uruguai com Giuseppe Garibaldi, responsável por sua adesão ao movimento. Participou das lutas em Imbituba, na tomada de Laguna, e em Curitibanos, quando foi presa pelas forças legalistas. Conseguiu escapar da prisão e fugiu para Lages, onde se transformou em enfermeira dos sobreviventes.

Anita lutou também ao lado de Giuseppe Garibaldi na Itália, em defesa da unificação e da libertação daquele país. “É justa e meritória a iniciativa de inscrever o nome da Heroína dos Dois Mundos, Anita Garibaldi, no Livro dos Heróis da Pátria”, afirmou o Senador Inácio ao apresentar seu parecer. A matéria vai agora à Câmara dos Deputados.