Agenda Cultural


Nove longas metragens de seis países estarão na disputa pelo troféu Mucuripe na 21ª edição do Cine Ceará, festival ibero-americano de cinema que acontece de 8 a 15 de junho em Fortaleza. Todos os filmes são inéditos no país.

O Brasil lidera a lista com três títulos: “O coro”, de Werner Schumann, escolhido como filme de abertura do festival; “Homens com cheiro de flor”, de Joe Pimentel; e “Mãe e filha”, de Petrus Cariry. O único documentário em competição vem da Espanha: “Bicicleta, maçã, colher”, de Carles Bosch, prêmio Goya 2011 de melhor documentário. A Espanha, aliás, terá outro título em competição: “Pássaros de papel”, de Emilio Aragon. “Todos teus mortos” – melhor fotografia no Sundance Festival 2011 – de Carlos Moreno, representa a Colômbia. Da Argentina, será exibido “Língua materna”, de Liliana Paolinelli. Cuba (“Boleto ao paraíso”, de Gerado Chijona) e México (“Assalto no cinema” – Iria Gómez) completam a lista. Já a mostra competitiva de curtas metragens brasileiros (abaixo) contará com 12 títulos – de sete estados -, entre ficções, animações e um experimental.

Fora de competição, o longa “Na quadrada das águas perdidas” (ficção) encerrará o Cine Ceará. De Wagner Miranda e Marcos Carvalho, o filme traz o ator Matheus Nachtergaele como protagonista. Também alheio à disputa pelo Mucuripe está “Os últimos cangaceiros”, o primeiro documentário em longa metragem sobre o cangaço, filme dirigido por Wolney Oliveira.

“Como é tradição no Cine Ceará, procuramos contemplar a diversidade da produção cinematográfica ibero-americana, sem deixar de fora o mercado, mas priorizando a qualidade dos filmes”, explica Wolney Oliveira, diretor executivo do festival. “O Cine Ceará traz a oportunidade de assistir a títulos inéditos que talvez não fossem exibidos por aqui ou que demorassem a chegar – no caso dos filmes internacionais – se não fosse pelo festival, além de contemplar uma produção nacional ainda desconhecida, mas merecedora de atenção”, orgulha-se.

O melhor longa metragem da mostra competitiva será premiado com dez mil dólares. Concorrem ao Troféu Mucuripe os filmes inscritos nas categorias longa metragem divididos em filme, direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator, atriz e prêmio da crítica; e curta metragem: filme, direção, roteiro, produção cearense e prêmio da crítica.

Mostra Competitiva Ibero-americana de Longas Metragens

“Assalto no cinema”, de Iria Gomez –  ficção – México

“Bicicleta, maçã, colher”, de Carles Bosch – documentário – Espanha

“Boleto ao paraíso”, de Gerado Chijona – ficção – Cuba

“Homens com cheiro de flor”, de Joe Pimentel – ficção – Brasil

“Língua materna”, de Liliana Paolinelli –  ficção – Argentina

 “Mãe e filha”, de Petrus Cariry – ficção – Brasil

 “O coro”, de Werner Schumann, ficção – Brasil

 “Pássaros de papel”, de Emilio Aragón –  ficção – Espanha

“Todos teus mortos”, de Carlos Moreno – ficção – Colômbia

Mostra Competitiva Brasileira de Curtas Metragens

“A casa das horas”, de Heraldo Cavalcanti. Ficção. 35mm. 19min. CE. 2010

“Com a mosca azul”, de César Netto. Ficção. 16mm. 15min. SP. 2010

“Doce de coco”, de Allan Deberton. Ficção. 20min. CE. 2010.

“Engole logo uma jaca então”, de Marão, Tiago MAL, Guilherme Coutinho, Alex Antunes, Soldado, 1berto Rodrigues, Diego Akel e Andrei Duarte. Animação. 6min. RJ. 2011

“Fábula das três avós”, de Daniel Turini. Ficção. 35mm. 17min. SP. 2010

“Julie, agosto, setembro”, de Jarleo Barbosa. Ficção. HDV. 9min. GO. 2010

“Meu medo”, de Murilo Hauser. Animação. 35mm. 11min. PR. 2010.

“O acaso e a borboleta”, de Tiago Américo. Animação. DV. 4min. PR. 2010

“O céu no andar de baixo”, de Leonardo Cata Preta. Animação. 35mm. 15min. MG. 2010

“O plantador de quiabo”, do Coletivo Santa Madeira. Ficção. 35mm. 15min. SP. 2010

“Pegadas de Zila”, de Valério Fonseca. Experimental. HDV. 11 min. RJ. 2011

“Um conto à deriva”, de Germano Oliveira. Ficção. HDV. 16min. RS. 2010.

2011

Neste ano, o Cine Ceará terá programação em duas cidades. Além de Fortaleza, Juazeiro do Norte – que completa cem anos de emancipação política – também vai exibir parte da programação no Memorial Padre Cícero, um dia depois da capital. Outra novidade é que em Fortaleza o festival migra do tradicional Cine São Luiz, em obras, para o Theatro José de Alencar. A edição 2011 do Cine Ceará terá como tema “Religião e Religiosidade no Cinema”.

O Cine Ceará

O 21° Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Mais informações entre em contato com Renato Hermsdorff renato@belemcom.com.br, Priscilla Gonçalves priscilla@belemcom.com.br, ou ligue para () 2555-8900