Bachelet convoca povo para marcha contra violência


A presidente do Chile, Michelle Bachelet, gravou um vídeo na última sexta-feira para convocar a população de seu país à "Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência", promovida pela ONG espanhola Mundo sem Guerras.A adesão de Bachelet à campanha foi confirmada pelo pré-candidato do Partido Humanista à presidência, Tomas Hirsch, que coordena o projeto na América Latina.

A marcha, que começará na Nova Zelândia e acabará nos pés do monte Aconcágua, na Argentina, passará por 90 países entre 2 de outubro deste ano, data do nascimento de Mahatma Gandhi, e 2 de janeiro de 2010.Entre 50 e 70 pessoas percorrerão lugares simbólicos da Europa, do Oriente Médio, da América Latina e da Ásia, entre elas as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, vítimas de ataques nucleares norte-americanos no fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Intelectuais e personalidades políticas devem aderir à campanha nos próximos dias com mensagens e vídeos, assim como fez a presidente chilena. Hirsch, em entrevista ao jornal La Tercera, disse que Bachelet estava bastante entusiasmada e se comprometeu a apoiar a iniciativa e convocar o povo para lutar pela paz mundial e o desarme nuclear.