Esquadra de navios russos fará visita a Cuba


Três navios de guerra russos irão atracar no porto de Havana entre os próximos dias 19 e 23 de dezembro, em uma ação inédita desde o fim da União Soviética, em 1991, informou nesta segunda-feira em uma nota a Marinha da Rússia.

A esquadra, integrada pela fragata caça-submarinos "Almirante Chabanenko" e pelos navios de apoio "Ivan Bubnov" e "SB-406", visitou nos últimos dias a base naval de Rodman, no Panamá, e a Nicarágua, onde doou cerca de US$200 mil em remédios, computadores e equipamentos elétricos e gerou certa polêmica por ter entrado em águas do país sem a autorização do Congresso, como determina a Constituição nicaragüense.

Os navios russos saíram de sua base na cidade de Severomorsk, Mar de Barents, no último dia 22 e setembro, e realizaram visitas à Líbia, Turquia e França, além de uma série de manobras conjuntas com as Forças Armadas da Venezuela no Mar do Caribe no início deste mês de dezembro.

Com o intuito de estreitar as relações bilaterais com Cuba, o presidente russo, Dmitri Medvedev, realizou no final do último mês de novembro uma visita oficial à ilha caribenha, na qual se reuniu com o presidente Raúl Castro e com o líder da Revolução Fidel Castro.