US$ 240 milhões para o Ceará


O Senado aprovou, em regime de urgência, projeto resolução que autoriza o governo do Ceará a contratar empréstimo externo no valor de US$ 240 milhões (PRS 57/08). Esses recursos, a serem liberados pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), serão utilizados para financiar parcialmente o Projeto de Apoio à Inclusão Social e ao Desenvolvimento Econômico do Ceará.
 
O Senador Inácio Arruda, que presidiu a sessão plenária, destacou o impacto dos recursos provenientes desse empréstimo para programas de inclusão social no estado: “Um dos programas financiados por esses empréstimos junto ao BIRD é o de clínicas médicas, onde em cada uma das 21 microrregiões do Ceará são implantados centros médicos dotados de todas as especialidades. Portanto, em um momento onde todo o planeta sofre os efeitos da crise financeira, esses recursos vem em boa hora e vão proporcionar impacto bastante positivo na melhoria das condições de vida da população mais carente”, avaliou o Senador.
 
A matéria já havia sido aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em novembro. A operação faz parte dos financiamentos do Bird destinados a apoiar programas que já vêm sendo executados com recursos próprios dos governos. Por meio desse tipo de empréstimo, o banco reembolsa até 30% dos gastos efetuados e devidamente comprovados nas áreas de educação, saúde, gestão de recursos hídricos, abastecimento de água e esgotamento sanitário, meio empresarial e inovação e gestão do setor público.