Documentário em homenagem aos 100 anos de Niemeyer será lançado no Senado


Será lançado no Senado, na próxima quarta-feira (), às 20h, o documentário A Vida é um Sopro, sobre a obra de Oscar Niemeyer. A solenidade de lançamento do filme, que conta com a parceria da Santa Clara Comunicação, dá início às comemorações do centenário do arquiteto carioca – responsável pelos projetos arquitetônicos que são a marca de Brasília – a ser celebrado no dia 15 de dezembro. Deverão estar presentes à cerimônia, além do diretor e roteirista Fabiano Maciel, a distribuidora do filme, Bianca De Felippes, e a diretora-executiva da Fundação Oscar Niemeyer, Ana Lucia Niemeyer de Medeiros.


Com 90 minutos de duração, o filme é o primeiro documentário de longa-metragem do diretor gaúcho Fabiano Maciel e do produtor carioca Sacha. Ele reconstrói a história do profissional que é considerado o maior ícone da arquitetura moderna brasileira. E é o próprio Niemeyer que conta, de forma descontraída, como concebeu seus principais projetos. O filme mostra ainda de que forma ele revolucionou a arquitetura de seu tempo, ao adotar curvas e explorar novas possibilidades de utilização do concreto armado.


O arquiteto fala também sobre sua vida, seu ideal de uma sociedade mais justa e a respeito de questões metafísicas como a insignificância do homem diante do universo.
Produzido pela Santa Clara Comunicação em vídeo digital, em 16mm, A Vida é um Sopro mostra locações no Brasil, na Argélia, na França, na Itália, nos Estados Unidos, no Uruguai, na Inglaterra e em Portugal, e ainda apresenta imagens de arquivo inéditas e raras.
O documentário conta com depoimentos de personalidades como os escritores José Saramago, Eduardo Galeano e Carlos Heitor Cony, o poeta Ferreira Gullar, o historiador Eric Hobsbawm, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, o ex-presidente de Portugal Mário Soares e o compositor Chico Buarque.


O Senador Inácio Arruda apresentou projeto no Senado instituindo o ano de 2007 como “Ano Nacional Oscar Niemeyer”, em comemoração ao centenário de seu nascimento. “Arquiteto e comunista, Niemeyer é uma das mais expressivas personalidades brasileiras do século XX e rompe o século XXI completando cem anos de uma existência fértil em realizações”, afirmou Inácio. “Seu reconhecimento em vida justifica-se por si, diante do Brasil e dos povos e países que brindou com seus traços de ímpar genialidade. Acredito que essa é a mais viva homenagem que se pode prestar ao mais pulsante dos brasileiros”, explicou o Senador.


Além do projeto que institui o Ano Oscar Niemeyer, o Senador Inácio Arruda apresentou também um requerimento para que o Senado realize uma sessão solene especial em homenagem aos cem anos do arquiteto.


A Vida é um Sopro


Auditório Petrônio Portela do Senado Federal


Quarta-feira (), às 20h


Entrada mediante apresentação de convite