Senado se une em campanha contra preconceito


Para marcar a passagem do Dia Internacional da Síndrome de Down, o Senado realizou nesta quarta-feira (/03), a campanha Aprendendo com as Diferenças. A programação foi ampla e começou com uma audiência pública conjunta das comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e de Assuntos sociais (CAS).


Participaram da audiência, entre outros, o jogador Romário, os atores Marcos Caruso e Marcos Frota, que atuaram na novela, Evaldo Mocarzel, pai de Joana Mocarzel, a Clarinha, de Páginas da vida, além de portadores da síndrome de Down e seus familiares. O cineasta Evaldo Mocarzel, pai da atriz Joana Mocarzel (a Clarinha da novela Páginas da Vida, portadora da síndrome de Down) afirmou que o preconceito e a discriminação começam dentro da própria casa do portador de deficiência.Para ele, só uma “informação humanizada” pode combater a discriminação e o preconceito e garantir a inclusão das pessoas com deficiência.


O jogador Romário, que tem uma filha de dois anos portadora da síndrome, afirmou que as crianças e pessoas que têm síndrome de down vivem em um mundo de amor e alegria. “Um mundo que, infelizmente, a gente ainda não está preparado para acompanhar. Esta criança fez com que eu, nos dois últimos anos, mudasse algumas coisas e enxergasse outras de forma diferente”, disse o jogador.
Mais tarde, foi inaugurada no Salão Nobre do Senado uma exposição da fotógrafa Renata Podolsky, intitulada “Diversidade”, prestigiada pelos Senadores.