A Comissão Especial Mista sobre Mudanças Climáticas, que tem como objetivo acompanhar, monitorar e fiscalizar as ações referentes às mudanças climáticas, foi instalada nesta terça-feira (/03). O deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO) foi escolhido presidente da Comissão e o senador Fernando Collor (PTB-AL), para vice-presidente.
O aumento da concentração dos gases na atmosfera,com o conseqüente aquecimento global, despertou esforços internacionais na questão ambiental que culminaram na assinatura do Protocolo de Kyoto. O texto, que entrou em vigor em fevereiro de 2005, dispõe que as 41 nações mais industrializadas serão obrigadas a reduzir em 5%, até o ano de 2012, as emissões desses gases. O Brasil não faz parte dessa lista, mas sofre com a ocorrência de inundações, secas e de fenômenos climáticos, em decorrência do aumento de índices de desmatamento e queimadas na Amazônia brasileira e do aumento da queima de combustíveis fósseis.
Durante a reunião, o Senador Inácio apoiou requerimento aprovado pela comissão no sentido de pedir esforços ao governo para que o Brasil sedie a Conferência Rio +20, duas décadas após a ECO-92.