Senadores marcam presença no acampamento da UNE


No último domingo (), o acampamento da UNE na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro, abriu as portas para a visita dos senadores Inácio Arruda (PCdoB), Marcelo Crivella (PRB-RJ), e dois representantes da Petrobrás, o gerente-executivo de Abastecimento, Allan Kardec; e o gerente de Relações Institucionais de Recursos Humanos, Charles Nobre.


Os visitantes trocaram idéias com os 100 estudantes que continuam acampados no terreno da antiga sede da UNE e declararam apoio à luta pela retomada do espaço.


Aderindo à causa pela retomada, o senador Inácio Arruda se mostrou comovido, caracterizando a UNE como a mais forte representação política da juventude brasileira. “A ditadura tentou, no passado, destruir as idéias com o fogo. Fato que somente alimentou a chama que sobrevive até hoje com propósito de avanços democráticos. Um espírito de mudança, que notamos nesses jovens que aqui estão”, disse.


O senador ressaltou ainda que somente as bandeiras da juventude têm a capacidade de enxergar as deficiências da sociedade brasileira e lutar por um país soberano e desenvolvido. Ele recomendou que o local seja transformado num espaço onde o debate sobre as questões da educação esteja sempre presente. “A sede já foi conquistada, agora é avançar no terreno das idéias. Oh, ocupação boa!!!”, disse, em tom bem humorado.


Segundo o senador Crivela, a UNE representa um simbolismo de liberdade. “Esse acampamento é, sem dúvida, um monumento à luta pela democracia. Ao entrar aqui respiro outra atmosfera, onde se pensa os embriões dos movimentos sociais”, disse.


Crivela acrescentou que vê, nessa retomada, mais um capítulo de tantos outros das lutas da UNE pela consolidação da democracia no país, e estimulou que o movimento se amplie chegando ao conhecimento não apenas dos cariocas, mas de todos os brasileiros. “Vamos fazer com que a UNE brilhe ainda mais, com consciência política que ela sempre despertou nos jovens”, completou.


Petrobrás sinaliza apoio
Representando a Petrobrás, o diretor da estatal, Allan kardec, parabenizou a iniciativa da UNE e todos os estudantes pela reconquista da sede. Recordando sua época na universidade, kardec avalia que as idéias permaneceram vivas e produzem frutos, como os que se pode conferir na ocupação. “Esse aqui é o chão da UNE. Um espaço com vida política e cultural, que caminha para se tornar um pólo de discussão da juventude”, disse.


Kardec acredita que a entidade é uma escola de lideranças comprometidas com as causas do povo brasileiro. “A Petrobrás está alinhada com a causa da UNE e se dispõe a ajudar, entendendo que esse ato contribui para construção de um Brasil mais justo”, ressaltou.


A vice-presidente da UNE, Louise Caroline, lembrou que a parceria entre a entidade e a Petrobrás data de muito tempo. “Desde a campanha ‘O Petróleo é nosso’, que deu origem à Petrobrás, que nacionalizou o petróleo’, recordou.


O presidente da entidade, Gustavo Petta, revela que a expectativa para levantar rapidamente o Centro Cultural é grande, mas vai além da reconstrução da estrutura física. “É um ideal solidificado pela retomada de um símbolo da luta pela democracia”, ressaltou.


Os jovens acampados aguardam pela audiência sobre a liminar de reintegração de posse, no próximo dia 28 (quarta), que pode sinalizar positivamente para a resolução definitiva do impasse jurídico.