Inácio cobra do governo a volta dos carros-pipas


Preocupado com a suspensão da “operação carro-pipa” nos municípios
cearenses, o deputado federal Inácio Arruda cobrou do Governo Federal uma solução imediata para o problema. Da tribuna da Câmara, Inácio disse que não se pode deixar milhões de cearenses sem água para beber e que era preciso encontrar uma forma de disponibilizar os recursos necessários para a volta dos carros-pipa. Hoje, 126 municípios cearenses estão em estado de emergência por causa da estiagem.


Inácio explicou que algumas regiões do Brasil só convivem com a seca
passageiramente. No Sul e no Norte a seca dura um mês. “A estiagem no Nordeste, de julho de 2005 até janeiro de 2006, é prolongada, pesada e traz efeitos danosos para nossa Região”. Esse longo período de estiagem que assola o Nordeste brasileiro atinge quase metade do Estado do Ceará, parte significativa da Paraíba, Rio Grande do Norte e Alto Sertão pernambucano.


Na tentativa de resolver o problema, Inácio esteve com o Ministro da
Integração Nacional, Ciro Gomes, que também está trabalhando para
conseguir os recursos para a volta dos carros-pipas e deverá estar ainda na tarde desta quinta-feira (.02.06) com a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, buscando uma alternativa para o problema. Inácio cobrou também celeridades nas obras de interligação da bacia do rio São Francisco com as bacias dos rios Salgado e Jaguaribe a fim de amenizar o sofrimento dos cearenses. “O Ceará precisa unir forças com a Paraíba, Rio Grande do Norte e alto sertão pernambucano para acelerar o início dessa obra, tão importante para o Nordeste Setentrional”.