A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados poderá reivindicar mudanças no Orçamento de 2006 a fim de destinar mais recursos para o setor de transporte coletivo. Esse foi o encaminhamento definido pelos deputados Maria do Carmo Lara (PT-MG), Paulo Rubem Santiago (PT-PE) e José Chaves (PTB-PE) após a audiência pública, realizada nesta quarta-feira (), que discutiu a atual situação orçamentária, operacional e de gestão dos metrôs de Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Recife (PE). O debate foi requisitado pelo deputado federal Inácio Arruda.
Durante a audiência, os representantes dos ministérios do Planejamento, Luiz Flávio Bhering, e da Fazenda, Daniel Sigellman defenderam a regionalização do sistema de metrôs para garantir gerenciamento mais eficiente e adequação tarifária, pois muitos dos metrôs brasileiros atualmente são deficitários. “Essas duas medidas são essenciais para garantir racionalidade econômica ao sistema”, afirmou Sigellman.
Por sua vez, os técnicos defenderam que a administração dos metrôs passe a ser controlada pelos municípios nos quais funcionam. Hoje, os metrôs de Belo Horizonte e de Recife são de responsabilidade da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), empresa federal de economia mista, ligada ao Ministério das Cidades. Em implantação, o metrô de Salvador tem à frente a Companhia de Transportes de Salvador. Já a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), empresa de economia mista (S.A.) com participação majoritária do governo do estado do Ceará, atualmente coordena e executa a implantação do projeto Metrofor em Fortaleza e Região Metropolitana.
O presidente da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), João Luiz da Silva Dias, disse que o governo deve tratar o sistema de transporte público como serviço essencial, assim como a saúde e a educação. “É necessário resgatar a idéia do metrô como bem público, capaz de atender a todos, sem exclusão.” qualidade dos serviços oferecidos requer também a integração com o sistema de ônibus, complementou o integrante da Secretaria de Infra-Estrutura de Pernambuco Emanoel Paes Barreto.
com colaboração da Agência Câmara