O edital de licitação para as obras do Hospital Regional do Cariri será lançado nesta segunda-feira, 25, no município de Abaiara, a 520 quilômetros de Fortaleza, pelo governador Cid Gomes.
A unidade hospitalar vai ser construída numa área localizada no chamado triângulo Crajubar, entre os municípios de Juazeiro, Crato e Barbalha e devem ser investidos R$ 57,8 milhões. Desse total R$ 12 milhões 500 mil são recursos de emenda liberada pela bancada federal cearense.
Segundo o senador Inácio Arruda a construção desse hospital é um compromisso que a bancada assumiu com o governador Cid Gomes. "Não tem nenhum hospital público naquela região e essa obra vai atender não apenas o Ceará, mas também o Piauí, Pernambuco e a Paraíba", explicou o senador, ressaltando a importância da obra.
Trata-se do primeiro hospital da rede estadual no Interior que vai atender nas áreas de urgência e emergência de alta complexidade. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), serão 209 leitos, 20 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 15 leitos semi-intensivos.
O hospital terá ainda oito salas cirúrgicas e a previsão é de que sejam realizadas, por ano, 7.872 cirurgias de média e alta complexidade, além de 9.504 de pequena complexidade. Segundo a Sesa, o número esperado de internações é de 6.760 por ano e 29.568 consultas ambulatoriais no mesmo período. A previsão de conclusão das obras é de 18 meses.