Pesquisa Ibope realizada entre os últimos dias 14 (segunda) e 16 (quarta) indica Jô Moraes (PC do B) com 17% das intenções de voto e Leonardo Quintão (PMDB) com 14% na disputa eleitoral pela Prefeitura de Belo Horizonte. Dentre os 805 entrevistados pelo Ibope, 30% preferiram não opinar ou informaram que ainda não sabem em quem votar.
Candidato apoiado pelo governador Aécio Neves (PSDB) e pelo prefeito Fernando Pimentel (PT), Márcio Lacerda (PSB) tem 8% das intenções de voto, de acordo com o levantamento. Vanessa Portugal (PSTU) aparece com 4%, seguida de Sérgio Miranda (PDT), com 3%, Gustavo Valadares (DEM), com 2%, e André Antonio Alves (PT do B), com 1%. Votos brancos ou nulos somaram 19%.
Jorge Perequito (PRTB) e Pepê (PCO) não alcançaram 1% das intenções de voto, segundo a pesquisa, cuja margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Encomendada pelo jornal "O Estado de S. Paulo", que já está nas bancas, a pesquisa está registrada na 26ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte com o número 46239/2008.
Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa (quando o pesquisador apenas pergunta ao entrevistado em quem vai votar, sem mostrar a ele a lista dos candidatos), Jô Moraes registra 11% das intenções de voto, Leonardo Quintão, 7%, e Márcio Barbosa, 5%. Brancos ou nulos são 17%. Os que preferiram não opinar ou disseram não saber em quem votar são 54% na modalidade espontânea, de acordo com o Ibope.
Segundo turno
O Ibope simulou três cenários para um eventual segundo turno em Belo Horizonte. De acordo com a pesquisa, Jô Moraes teria 26% contra 21% de Leonardo Quintão. Nesse cenário, 25% manifestaram intenção de votar branco ou nulo e 28% disseram não saber em quem votar ou preferiram não opinar.
No cenário contra Márcio Lacerda (%), a candidata do PC do B somaria 27% das intenções de voto. Brancos e nulos, nessa hipótese, somam 27%. Os que não sabem em quem votar ou não opinaram são 30%.
Em um confronto entre Lacerda e Quintão, o primeiro venceria, segundo o Ibope, por 24% a 16%. Nesse cenário, 30% optaram por branco e nulo e e outros 30% disseram não saber ou não opinaram.
Rejeição
Ao perguntar aos entrevistados em quem não votariam de jeito nenhum, o Ibope apurou que 47% não sabem ou preferem não opinar. Dentre os candidatos, Pepê tem taxa de rejeição de 14%, seguido de Vanessa Portugal (%), Jorge Periquito (%), Jô Moraes (%), André Antonio Alves (%), Leonardo Quintão (%), Gustavo Valadares (%), Márcio Lacerda (%) e Sérgio Miranda (%). Um total de 11% dos entrevistados disseram que poderiam votar em todos e 47% afirmaram não saber ou preferiram não opinar.