Ceará terá o maior projeto Segundo Tempo do País


O Ceará dá os primeiros passos para se tornar o Estado com o maior projeto segundo tempo do Brasil. Esse foi o resultado da reunião ocorrida em Brasília entre o secretário do Esporte, Ferruccio Feitosa, e o ministro do Esporte, Orlando Silva. 

O Ministério do Esporte e o Governo do Estado do Ceará, firmaram convênio no valor de R$ 16.721.706,00 (dezesseis milhões, setecentos e vinte e um mil e setecentos e seis reais), para implantação do programa que atenderá 46.600 (quarenta e seis mil e seiscentas) crianças em 233 (duzentos e trinta e três) núcleos nos 184 municípios cearenses.

As reuniões serão realizadas com profissionais de educação física e de pedagogia que irão atuar no projeto que beneficiará alunos de 7 a 17 anos das escolas públicas municipais e estaduais. Ao todo, 932 profissionais serão contratados para trabalhar no contra-turno escolar.

O QUE É – O Segundo Tempo é um programa idealizado pelo Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso à prática esportiva, por meio de atividades esportivas e de lazer realizadas no contra-turno escolar. Tem a finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano, e assegurar o exercício da cidadania.

O programa caracteriza-se pelo acesso a diversas atividades e modalidades esportivas (individuais e coletivas) e ações complementares, desenvolvidas em espaços físicos da escola ou em espaços comunitários, tendo como enfoque principal o esporte educacional.

Experiências de sucesso

O município de Sobral foi pioneiro da implementação do Programa Segundo Tempo na Escola. O projeto está em plena atividade desde 2004 e atualmente atende a uma demanda de mais de 10 mil crianças.

Os municípios de Maracanaú, Itapipoca e Fortaleza, assinaram convênio com o Ministério do Esporte no ano passado, estando em fase de implantação do programa.

SERVIÇO – Reuniões no Centro de Treinamento da Secretaria da Educalção, na rua Adolfo Moreira de Carvalho, s/n, bairro Edson Queiroz, atrás do Fórum:
Dia 14/07 – a partir das 8h – regiões Central, Fortaleza e Região
Metropolitana
Dia 15/07 – a partir das 8h – regiões Litoral Leste, Jaguaribe e Litoral Oeste
Dia 16/07 – a partir das 8h – regiões Cariri, Centro-Sul e Inhamuns
Dia 17/07 – a partir das 8h – regiões Sobral, Ibiapaba e Baturité