Olimpíadas de Pequim


O Brasil enviará para as Olimpíadas de Pequim a sua maior delegação da história dos Jogos, com 272 atletas até o momento. Entre os motivos que explicam esse número recorde está o apoio cada vez maior que empresas vêm dando ao esporte olímpico.

Entre elas a Petrobras, que investirá R$ 28,8 milhões em 2008 na preparação da delegação brasileira, por meio dos patrocínios ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e à Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).

O patrocínio ao COB, no valor de R$ 26 milhões, corresponde à maior parte do montante investido. O apoio ao projeto "Preparação das Equipes Brasileiras para os Jogos Olímpicos Beijing 2008" foi garantido no fim do ano passado. Como a empresa já era uma das patrocinadoras oficiais do COB no ciclo olímpico 2005-2008, o novo projeto tornou-se uma oportunidade de ampliar o apoio ao esporte olímpico brasileiro, por meio do uso da Lei de Incentivo ao Esporte.

“O projeto é uma oportunidade de a Petrobras reafirmar o investimento no esporte olímpico brasileiro. Este investimento será importante na busca de melhores resultados da delegação olímpica, especialmente para as modalidades que não contam com patrocínio próprio”, afirma o gerente de Patrocínios Esportivos da Petrobras, Claudio Thompson.

De acordo com o projeto apresentado pelo COB e aprovado pelo Ministério do Esporte, o investimento da Petrobras está sendo aplicado em equipamentos e espaço para treinamento, viagens de técnicos e equipes para competições e cursos técnicos internacionais, organização de eventos de âmbito nacional e internacional, contratação de técnicos estrangeiros para treinamento dos atletas brasileiros, custeio de despesas de concentração e treinamento intensivo de atletas, entre outras. Serão, ao todo, 28 modalidades olímpicas beneficiadas.

Handebol – A Petrobras tem um histórico de investimentos de longo prazo no esporte olímpico. O melhor exemplo é o patrocínio ao handebol brasileiro, que começou em 2003, pouco antes dos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo, no qual as seleções brasileiras feminina e masculina sagraram-se campeãs da competição. Quatro anos depois, no Rio de Janeiro, os resultados do investimento voltaram a aparecer, com a conquista do bicampeonato Pan-americano nas duas categorias, garantindo a vaga para as Olimpíadas de Pequim.

A Petrobras destina, atualmente, R$ 2,8 milhões por ano para a CBHb. O patrocínio inclui as seleções brasileiras adulta, júnior, juvenil e cadete, e tem como principais objetivos a democratização, o desenvolvimento e o fortalecimento do handebol brasileiro por meio do apoio permanente às seleções olímpicas masculina e feminina e às seleções de base.

O apoio ao handebol brasileiro também está associado a projetos de massificação da modalidade e de cunho social. “O handebol é o esporte mais praticado nas escolas públicas. Ao mesmo tempo, a CBHb desenvolveu também o projeto Mini Hand, direcionado a crianças entre 8 e 12 anos e que tem hoje mais de 200 núcleos espalhados pelo Brasil. Portanto, além de ser um esporte com bom potencial de desenvolvimento, é, também, uma modalidade com um trabalho de inserção social, uma preocupação constante da Petrobras”, diz Thompson.

Para reforçar ainda mais a sua contribuição ao desenvolvimento do esporte brasileiro, a Petrobras lançou este ano o programa Petrobras Esporte & Cidadania, que destinará, por meio de seleção pública, R$ 25 milhões a projetos esportivos de todo o país, com aprovação prévia do Ministério do Esporte.