Esquenta a luta pela isonomia nos bancos federais


A Contraf-CUT definiu um calendário para a campanha pela isonomia de direitos entre os funcionários dos bancos federais (BB, Caixa, BNB e Banco da Amazônia). Lançada em 17 de abril passado pela Confederação, a campanha visa pressionar o Congresso Nacional para aprovar o projeto de lei 6.295/05 dos deputados Inácio Arruda (PC do B-CE) e Daniel Almeida (PC do B-BA), que regulamentam a questão. 
 
“Como forma de incrementar e dar seqüência à Campanha, a diretoria da Contraf-CUT está propondo algumas atividades. Precisamos garantir a aprovação do projeto que vai ao encontro das reivindicações do movimento sindical bancário e corrige parte das injustiças da era FHC”, comentou Vagner Freitas, presidente da Contraf-CUT.


A proposta da Contraf-CUT estabelece o dia 30 de junho como data final para a coleta de assinaturas em favor do projeto de lei. A Confederação orienta que neste período os sindicatos e federações articulem a aprovação da propositura com os políticos da região.


A Contraf-CUT também vai promover um Encontro Nacional pela Isonomia dos Trabalhadores dos Bancos Federais, com o objetivo de ampliar a mobilização e aprovar uma proposta que será encaminhada às direções dos bancos. O evento deve ser realizado no início de julho.


“Convidaremos o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, os autores do projeto e o relator, deputado Tarciso Zimmermann, para participarem do Encontro Nacional. O objetivo é entregar os abaixo-assinados neste dia”, explicou Carlos Cordeiro, secretário-geral da Contraf-CUT.


A Confederação vai organizar, ainda, a elaboração de uma proposta de isonomia por banco, a ser aprovada no Encontro Nacional, e encaminhará as reivindicações. “Vamos marcar uma audiência com os presidentes de BB e da Caixa no mesmo dia para a entrega do documento. Também vamos agendar uma audiência com os presidentes do BNB e Basa em outras datas próximas para proceder a entrega nos mesmos moldes”, detalhou Plínio Pavão, diretor da Contraf-CUT e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa.