Lula na solenidade de abertura do 11º Congresso


O Partido Comunista do Brasil realiza seu 11º Congresso Nacional entre os dias 20 e 23 de outubro de 2005 na Academia de Tênis de Brasília. Estarão presentes mil e duzentos delegados vindos de todos os estados do Brasil para debater e aprovar as resoluções políticas que estiveram em discussão durante quatro meses nas instâncias partidárias regionais.


A delegação do Ceará é composta por 51 delegados, tendo a frente o presidente regional do PCdoB, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), e o deputado federal Inácio Arruda. No encontro será eleito o novo Comitê Central do Partido, com mandato até 2009. O ato político marcado para as 19h30 da próxima quinta-feira () contará com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, de ministros, personalidades e lideranças políticas de diversos partidos e entidades.


Participarão ainda dos trabalhos do congresso cerca de 50 delegações internacionais. Além da decisão política a ser adotada pelo PCdoB na atual conjuntura, os delegados aprovarão o novo estatuto, que após 20 anos de vigência será alterado. Entre as sugestões de mudança estão normas de conduta que respondam às necessidades políticas atuais com a capacitação e formação de seus filiados. Poderá ser adotado o uso da carteira de militante.


O credenciamento da imprensa será feito a partir das 16h do dia 20, quinta-feira. Nos demais dias serão convocadas entrevistas coletivas com dirigentes do Partido às 11h e às 16h no local do evento.