Mais de 400 pessoas, entre delegados e convidados participaram da 17ª Conferência Estadual do Partido Comunista do Brasil, realizada de 30 de setembro a 02 de outubro, na Câmara Municipal de Fortaleza. A solenidade de abertura foi transmitida ao vivo pelo canal a cabo Televisão Fortaleza.
Em seu pronunciamento, o presidente estadual do PCdoB, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), disse que durante todo o processo de conferência, o Partido soube trabalhar para dialogar com todas as forças que ajudaram a eleger o presidente Lula, apesar da crise política. Patinhas destacou também a histórica vitória do comunista Aldo Rebelo para a presidência da Câmara dos Deputados, vitória essa “que lavou a alma de todos nós”, numa demonstração de que é possível avançar no rumo das mudanças que o País exige, um novo projeto de soberania nacional, de fortalecimento da democracia, da geração de empregos e da distribuição de rendas, que levará à vitória no próximo ano. O presidente falou ainda sobre os 83 anos do Partido, a maior parte deles passados clandestinidade. Com as principais lideranças do PT, PSB e de outros partidos aliados presentes, Patinhas declarou: “talvez a chapa de 2006 esteja aqui”.
Exemplo a ser seguido
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Tin Gomes (PHS), aos dar as boas-vindas e afirmou que o PCdoB é um exemplo de lutas a ser seguido, pois trabalha com muita disciplina e perseverança. O vereador parabenizou o Partido pela eleição do deputado Aldo Rebelo para a presidência da Câmara Federal, gesto repetido pela prefeita do vizinho município de Aquiraz, Ritelza Cabral, que declarou sua simpatia e identidade ideológica com o PCdoB, e agradeceu o apoio dos comunistas à sua administração
Em nome do PSB, o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Sobral, o mais importante município da Zona Norte do estado, Cid Gomes, ressaltou os pontos de unidade e identidade dos comunistas, afirmando que tem uma visão afinada com o PCdoB no apoio ao presidente Lula. Ele entende ser necessária a mudança no rumo na política econômica, mas condenou o oportunismo do PFL e do PSDB pelas críticas que fazem ao presidente lula. Agradeceu o apoio dos comunistas à sua administração, destacando o trabalho do professor Juan Edesson, na área de educação, e do secretário dos Esportes Aloísio Arruda. “Me sinto à vontade aqui e faço figa para que essa aliança se mantenha no futuro”, concluiu Cid Gomes, numa alusão à sucessão estadual do próximo ano.
A presidente estadual do PT, Sônia Braga, lembrou as lutas sempre juntas do seu partido com o PCdoB, frisando que se trata de partidos irmãos, já que sempre encontrou solidariedade nos companheiros comunistas. Sônia afirmou estar confiante na reeleição do presidente Lula e diz acreditar na vitória das forças progressistas no Ceará em 2006. Outros dirigentes partidários também falaram na abertura da 17ª Conferência e declararam estar dispostos a marchar juntos nas eleições do próximo ano para desbancar os tucanos do governo estadual.
Marcaram presença os parlamentares comunistas: vereador de Fortaleza Lula Morais, o deputados estadual Chico Lopes e, representando o Comitê Central do Partido, o deputado federal Inácio Arruda. Também participaram do evento os parlamentares do PT: os deputados estaduais Artur Bruno e José Guimarães e deputado federal José Pimentel; os vereadores José Maria Pontes e Salmito Filho; o secretário da Regional IV e presidente municipal do PT, Francisco Pinheiro; além de secretários municipais de Maracanaú, Aquiraz, Caucaia e Santana do Acaraú, cujo prefeito, Antonio Arcanjo (Totonho) foi o primeiro no Ceará a ser eleito pela legenda do PCdoB. .
A Conferência estadual homenageou a brava dirigente comunista Elza de Lima Monerat, em reconhecimento ao seu papel destacado na vida cotidiana do Partido, sua dedicação e sua opção revolucionária de vida. A médica Terezinha Braga, dirigente da União Brasileira de Mulheres, discorreu sobre a vida e a luta de Elza Monerat.