Políticos e empresários cearenses, tendo a frente o deputado Inácio Arruda, coordenador da bancada federal no Congresso Nacional, estiveram em audiência (.08.05) com o ministro Edson Vidigal, presidente do Superior Tribunal de Justiça, pedindo para que seja julgada a favor dos consumidores uma ação popular impetrada pelo deputado Chico Lopes e pelo vereador Lula Morais, que tem como objetivo reduzir para 11,13% o reajuste da tarifa de energia. No dia 03 de agosto, Vidigal suspendeu uma das duas liminares que limitavam o aumento da tarifa.
O deputado Inácio Arruda entregou ao Ministro um memorial e o histórico do embate travado com a COELCE e com a ANEEL, explicando que esse reajuste “absurdo” proposto pela empresa de energia causaria desequilíbrio à economia e desemprego. Inácio informou que a Coelce teve um lucro líquido de R$ 26,516 milhões no primeiro trimestre deste ano, superior em 114,13% no do mesmo período de 2004. “A companhia teve no primeiro semestre mais lucro do que muitos bancos”, disse o vereador Lula Morais, que também esteve presente à audiência.
Com a suspensão pelo Presidente do STJ de uma das liminares, a idéia agora é tentar convencer os 21 ministros do Órgão Especial do STJ, que julgará o agravo contra a decisão de Vidigal. Por esse motivo, os parlamentares federais cearenses deverão formar uma comitiva para visitar os gabinetes dos magistrados, entregando um memorando com o resumo do processo.
Lamparinaço
Marcada para amanhã, quinta-feira (.08.05), mais um “lamparinaço”, movimento de protesto contra o reajuste médio de 23,50% na tarifa de energia elétrica, autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. Organizado pela ONGs, entidades de classe, sindicatos e parlamentares, a mobilização terá início às 16 horas, com uma concentração na Praça da Bandeira, seguindo até a Praça do Ferreira.