A grande maioria da população brasileira apóia a execução do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, segundo apurou pesquisa CNT/Sensus. O levantamento mostra uma aprovação de 62,3% ao projeto, cujo objetivo é o de dar segurança hídrica a 12 milhões de pessoas que vivem nas pequenas, médias e grandes cidades do Nordeste Setentrional – Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
Para o deputado federal Inácio Arruda, um dos parlamentares que está à frente do movimento pró-integração de bacias, o resultado da pesquisa mostra que os brasileiros reconhecem a importância do projeto São Francisco, explicando que apenas 1% da água que o rio joga todos os dias no oceano Atlântico é que será usada pelos sertanejos. E é essa pequena quantidade de água, que não é usada para nada, que poderá fazer uma transformação no sertão nordestino, tirando a região da pobreza, gerando empregos na área rural e abrindo novos horizontes para os nordestinos.
A pesquisa, resultado de uma parceria entre a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e o Instituto Sensus, foi realizada em 195 municípios de 24 estados das cinco regiões brasileiras. Os que são contra o projeto totalizaram 26,1%, enquanto 11,5% não opinaram. Para o coordenador-geral do Projeto São Francisco, Pedro Brito, o resultado deixa claro que a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de executar o projeto, foi correta e que isso foi percebido pelos cidadãos. Brito ressalta que o empreendimento assegurará água de beber à população de uma região que sofre freqüentemente com a sua escassez.