Secretários estaduais de Planejamento e prefeitos das capitais nordestinas estiveram reunidos nesta segunda-feira (.05), em Fortaleza, para discutir o Plano Plurianual (PPA) Federal para o período de 2012-2015. São os chamados “Diálogos Federativos”, que têm como objetivo construir uma plataforma para integração gradual entre o PPA do Governo Federal e os PPAs estaduais e municipais, mediante um processo institucionalizado de articulação governamental.
O senador Inácio Arruda participou do evento, sendo recebido pelo secretario de Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo. Na ocasião, Inácio ressaltou a importância da discussão do PPA, “que pode agregar um projeto mais rigoroso de Nação”. Lembrou que a erradicação da pobreza não acontece só com programas sociais, “mas com um grande projeto de desenvolvimento, com distribuição de renda”. E, como membro da Comissão de Orçamento no Senado Federal, se colocou a disposição do Ministério do Planejamento, para ajudar no que fosse preciso.
O encontro, realizado durante todo o dia no auditório da secretaria de Planejamento, foi promovido pelo ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em parceria com a Subchefia de Articulação Federativa da secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, e o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento – Conseplan, com organização da SEPLAG. A reunião da Região Nordeste é a primeira da série de cinco encontros nacionais a serem realizados em cada uma das macrorregiões do país.
A secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos, Lúcia Falcon, fez a apresentação do PPA 2012-2015, com a dimensão estratégica e os programas organizados por macrodesafios. Em seguida, Pedro Bertone, secretário adjunto do SPI, falou dos aspectos críticos e impactos estratégicos na região, e Guilherme Rebouças, diretor de planejamento da Sudene, apresentou a estratégia do Plano de Desenvolvimento do Nordeste elaborado pelo órgão.