O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) autografou, na tarde desta quarta-feira (), o livro Patativa do Assaré – Poeta Universal, organizado por ele. O evento ocorreu no caminhão-museu do Projeto Patativa Encanta em Todo o Canto, mantido pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, que abriga diversas obras do poeta e percorre o país desde o início do ano passado, em comemoração ao centenário de seu nascimento.
O caminhão-museu esteve estacionado nesta quarta-feira em Brasília, na Alameda dos Estados, em frente ao Congresso Nacional. O museu apresenta um rico acervo multimídia, por meio do qual o visitante tem a oportunidade de conhecer um pouco da história e das obras do poeta.
Inácio Arruda assinalou a importância do projeto, que "leva ao cidadão brasileiro o legado deste importante ícone da cultura nordestina".
– Patativa deu ao Brasil a noção de que no meio do povo, entre as pessoas mais simples, pode surgir um poeta, de enxada na mão, capaz de cultivar tanto a terra quanto arte da literatura – disse o parlamentar.
Presentes também na sessão de autógrafos no caminhão-museu, o deputado Chico Lopes (PCdoB-Ce) e o ex-presidente da Câmara dos Deputados Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Ao lado de Geraldo Gonçalves de Castro, filho do poeta, o Aldo Rebelo ressaltou a importância do Patativa do Assaré para a língua portuguesa.
– Creio que a divulgação da obra de Patativa contribui para a formação da cultura popular, além de incentivar as pessoas a conhecerem um pouco mais a história deste grande personagem cearense – afirmou.
A obra de Patativa do Assaré, cujo nome de registro é Antônio Gonçalves da Silva, tem sido traduzida para vários idiomas e inspira pesquisas nos campos da teoria literária e da linguística.