Foi lançado nesta quarta-feira (7), na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), o programa Município Brasil, nova atração da TV Senado, que estreia neste sábado (10). O programa, que será veiculado no segundo sábado de cada mês, mostrará a repercussão de assuntos locais no Congresso Nacional e os impactos das decisões do Legislativo no dia a dia dos cidadãos.
Com linguagem informal, o programa apresentará, em cada edição de 30 minutos, notícias, projetos, debates, serviços e um pouco da história dos 5.570 municípios brasileiros. Entre os destaques, estão o quadro Fique por dentro, que vai apresentar sugestões de como o cidadão pode fiscalizar o trabalho dos gestores. Já os prefeitos receberão dicas de um especialista para manter as Contas em dia.
— O programa vai mostrar como as decisões do legislativo impactam a vida dos brasileiros, visando a melhoria dos serviços para a população. A nação só pode ser forte com municípios fortes – disse o presidente do colegiado, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) ao elogiar a iniciativa.
O parlamentar parabenizou a Secretaria de Comunicação do Senado (Secom) e os servidores e funcionários que fazem parte do projeto.
Lacuna
O diretor da Secretaria de Comunicação Social do Senado, Davi Emerich, afirmou que Município Brasil preenche uma lacuna na programação.
— O município é um dos tripés do Senado, que cuida das unidades da federação e cada vez vemos mais mobilizações de prefeitos e vereadores em Brasília — disse Emerich, ao afirmar a preocupação da área de Comunicação da Casa em contribuir para o exercício pleno da cidadania.
Ele destacou o apoio do presidente Renan Calheiros, de Antonio Carlos Valadares, da senadora Ana Amélia (PP-RS) e dos demais parlamentares a essa iniciativa da Secom. Emerich também elogiou o empenho do coordenador da TV Senado, Aluizio Oliveira, e de toda sua equipe.
Transparência
A senadora Ana Amélia ressaltou a importância da TV Senado, que segundo a parlamentar, cumpre papel fundamental ao transmitir para os cidadãos o que acontece na Casa, sem “contaminação”.
— A TV Senado transmite aquilo que estamos dizendo e debatendo com pureza de informação. Esse programa vai dar voz e vez aos municípios brasileiros – avaliou a senadora.
Para Lúcia Vânia (PSDB-GO), o novo programa valoriza o trabalho do Senado. A senadora Lídice Da Mata (PSB-BA) e os senadores Ruben Figueiró (PSDB-MS), Inácio Arruda (PCdoB-CE), e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) também parabenizaram a iniciativa.
— Temos que fortalecer a TV Senado como um instrumento de democracia — assinalou Rollemberg.
Dia e horário: Sábado (10), às 20h30, com reprise domingo (11), às 8h30 e 16h.
Como sintonizar: A TV Senado está disponível na TV aberta em sinal analógico e digital, na TV por assinatura e por satélite (antena parabólica). Os canais dependem de cada cidade (veja aqui).
Pela internet: O programa também está disponível na internet às terças-feiras (acesse aqui) e na página da TV Senado no YouTube.
Fonte: Agência Brasil