Na próxima quinta-feira (8.05) vai ser possível acompanhar no canal do Ministério da Educação histórias de pessoas comuns dos quatro cantos do mundo e sua ligação com o futebol. A série documental Cores do Futebol mostrará que o esporte não é somente uma paixão nacional e deve ser visto mais do que uma forma de entretenimento, podendo ser um importante instrumento de autoafirmação, inclusão e educação.
Você pode acompanhar os episódios por meio do site http://tvescola.mec.gov.br/.
No ano da Copa do Mundo no Brasil, Cores do Futebol tem o desafio de mostrar a intermediação do futebol nas relações sociais e culturais em realidades distintas. Produzido pela TV Escola, os vídeos são voltados para mais de 60 mil escolas, atingindo potencialmente dois milhões de professores e 56 mil alunos, segundo dados do INEP. Em 2012, a Televisão América Latina (TAL) propôs aos canais membros de sua rede – formada por emissoras públicas, culturais e educativas – a produção da série documental sobre o esporte.
Por acreditar nisso, os programas produzidos pela TV Escola para a série falam sobre como os índios Bororos jogam futebol, da primeira Copa do Mundo depois da Segunda Guerra Mundial e do drible dos jogadores com paralisia cerebral contra o preconceito para vestir a camisa da Seleção Brasileira de Futebol de Sete.
Com o apoio da Glomex (Global Media Exchange), países não latino-americanos também puderam participar e o resultado são dezenas de episódios sobre o caso de amor entre a bola e iranianos, japoneses, suecos, colombianos, etc.
Fonte: Ministério do Esporte