Mais vida para todos! 30 horas para a enfermagem


  Mais vida para todos! 30 horas para a enfermagemOs parlamentares do PCdoB receberam dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde a “Carta Aberta” pela aprovação na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 2295/00, que regulamenta jornada de trabalho de 30 horas semanais para a categoria de Enfermagem. A entrega aconteceu durante reunião dos profissionais do setor, na tarde desta segunda-feira (28.04), na sede do Sindsaúde, com a presença do senador Inácio Arruda e os deputados federais João Ananias e Chico Lopes.

   Durante a reunião, os sindicalistas mostraram a importância da redução da jornada de trabalho dos enfermeiro, técnicos e auxiliares de enfermagem, que hoje têm uma carga horaria de 44 horas semanais. “A redução trará mais qualidade de vida para os profissionais e melhor atendimento para a população”, explicação Givana Lima Lopes, Secretaria Geral do Sindsaude.

            Presente também à reunião, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará, Celiane Maria Muniz, que criticou os baixos salários dos profissionais de enfermagem (auxiliar de enfermagem recebe remuneração de R$ 725,00) e o excesso de trabalho. “Sabemos que existe um adoecimento grande entre os profissionais. Precisamos sim conseguir a redução da jornada para 30 horas e depois um piso salarial digno”, ressaltou.

            Tanto o deputado João Ananias como o deputado Chico Lopes se comprometeram em trabalhar para que o projete entre na pauta de votação e seja aprovado. “Não é fácil”, disse Ananias, “porque há uma pressão muito grande contra a sua aprovação dos setores privado e filantrópico”.  Já Chico Lopes defendeu a importância da mobilização da categoria, fazendo pressão junto aos parlamentares. “Se entrar na pauta ele será aprovado”, garantiu.

            Os sindicalistas agradeceram a presença do senador Inácio Arruda, afirmando ter sido a primeira vez na história, que Sindsaúde recebeu a visita de um Senador da República. Autor da PEC que propõe a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, Inácio explicou que esta é uma batalha muito dura, por ser o principal confronto entre o capital e o trabalho. “Se de 44 para 40 horas já é uma batalha terrível, imaginem para 30 horas, como propõem os enfermeiros”. Inácio também defendeu o governo da presidenta Dilma Rousseff, ressaltando a melhoria de vida dos mais simples, fato que vem acontecendo desde o governo Lula e condenou a campanha difamatória que vem sendo realizada contra a presidenta Dilma.