Canal orienta crianças e adolescente sobre crimes na internet


HelpLine Web Brasil atua por meio de chat ou e-mail para orientar o uso seguro e responsável da internet

A Secretária Angélica Goulart, da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente recebeu na tarde desta quarta- feira (4), em Brasília, a equipe da SaferNet. O grupo apresentou o HelpLine Web Brasil- canal online de ajuda e orientação para o uso seguro e responsável da internet por crianças e adolescentes.

 

Fruto de uma parceria da SaferNet Brasil com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o canal oferece orientação de forma pontual e informativa para esclarecer dúvidas, ensinar formas seguras de uso da Internet e orientar crianças e adolescentes que vivenciaram situações de violência on-line.

 

O serviço oferece suporte psicológico, informações e recursos para os pais e educadores, além de dicas e sugestões de proteção e atendimento à criança e ao adolescente envolvidos em situação como humilhações, intimidações, chantagem, tentativa de violência sexual ou exposição forçada em fotos ou filmes sensuais.

 

A ferramenta é um canal de comunicação, que atua por meio de chat ou e-mail, onde uma equipe de psicólogos dão orientações prévias à  crianças e adolescentes que podem enfrentar dificuldades em situações de constrangimento ou violência psicológica provocadas por alguma situação vivenciada pela Internet. Os atendimentos são gratuitos.

 

Também participaram da reunião a equipe da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que juntos discutiram formas de integrar a ferramenta ao Disque 100, com o objetivo de agilizar as investigações das denúncias de crimes contra crianças e adolescentes na internet.

 

O atendimento é feito pelo endereço eletrônico.

Fonte: Agência Brasil

 

,