O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) afirmou nesta segunda-feira (17) que os manifestantes que têm organizado protestos em todo o Brasil, especialmente em razão do preço das passagens de ônibus, estão certos. Para o senador, as desonerações que o governo concederá às empresas de transporte urbano têm de ter como contrapartida a diminuição do preço das passagens.
– A contrapartida é aumentar o preço da tarifa? Ora, é lógico que os estudantes estão com a razão, porque eles sabem que o governo está desonerando a folha – disse o senador, que questionou se o real objetivo do aumento é aumentar a inflação.
Inácio Arruda disse considerar que prefeitos e governadores têm de encontrar a maneira adequada de estabelecer o pagamento justo pela passagem do transporte coletivo. A situação da população, segundo o senador, fica ainda mais grave porque muitas pessoas precisam recorrer a mais de um meio de transporte para chegar ao trabalho.
– Eu reivindico que tratemos dessa questão; tratemos de encontrar a maneira adequada. Negociar significa não aumentar tarifas que vão comprometer o salário dos trabalhadores brasileiros – afirmou.
Líder
O senador também lamentou a morte de Dynéas Fernandes Aguiar, conhecido como Careca, que liderou a União Brasileira de Estudantes Secundaristas na década de 50. Arruda lembrou de manifestações comandadas por Dynéas, que foi um dos responsáveis pela reorganização do PCdoB.
– Ele foi, praticamente, podemos dizer assim, o fundador da nossa escola de formação de quadros dirigentes, uma escola nacional, que formou inúmeros militantes, dirigentes do partido – afirmou.