Copa do mundo


O ministro do Esporte, Orlando Silva, se reuniu na manhã desta sexta-feira () com o ministro do Esporte da África do Sul, Makhenkesi Stofile, para tratar sobre intercâmbio esportivo. Eles assinaram um memorando de entendimento e um plano de ação, ambos voltados para diversas áreas de cooperação esportiva.

Os ministros discutiram também questões chave para a realização das Copas do Mundo de Futebol da África do Sul, em 2010, e do Brasil, em 2014. Orlando Silva afirmou que o Brasil tem muito interesse de aprender com a experiência sulafricana

Stofile falou da necessidade de intercâmbio entre os dois países. “Eu conheço a história e as realizações esportivas do Brasil. Por isso, é muito importante virmos aqui para interagirmos”, afirmou.

O ministro sulafricano acrescentou ainda que o seu país quer fazer um Mundial único e inesquecível. “Queremos organizar um torneio diferente com ênfase na África”, disse. “O Brasil também deveria fazer uma Copa com a cara da cultura brasileira para que nos lembremos do país durante muito tempo”, acrescentou.

Outro assunto tratado pelos ministros foi a participação de uma equipe da África do Sul na Copa São Paulo de Futebol Junior, que é um dos maiores campeonatos de futebol de base do mundo. “É um bom investimento mantermos uma relação desse nível. Para nossos jogadores será uma grande inspiração”, disse o ministro sulafricano.

Stofile também parabenizou Orlando Silva pela escolha do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e disse que os membros africanos do Comitê Olímpico Internacional (COI) ajudaram na vitória.

Também estiveram presentes na reunião a coordenadora de Intercâmbio e Cooperação Esportiva do Ministério de Relações Exteriores, ministra Vera Cintia Alvarez, e o primeiro secretário da Embaixada da África do Sul em Brasília, Simon Marobe.