Voluntários levam comida e água a famílias que pedem ajuda na BR-020


O que leva alguém a abdicar do conforto de sua casa, na véspera do Natal, para ir ao encontro de estranhos à beira de uma estrada árida? Para os voluntários da entidade espírita Casa de Caridade Dr. Adolph Fritz, não existe outra resposta além do espírito de solidariedade que emana do período natalino. Com a vontade de ajudar as várias famílias carentes que se aglomeram pelos acostamentos da BR-020, os voluntários vão distribuir alimentos, água, roupas, material higiênico e um pouco de alegria na próxima segunda-feira, 24, durante a 13ª edição da Caravana da Estrada de Canindé.

Realizada desde 2000, a caravana começou de forma tímida com a distribuição de pães para minimizar a fome de famílias do Interior, que encontram na estrada uma opção de socorro. De lá para cá, o número de voluntários e beneficiários só aumentou, conta o professor Rafael Farias. O material arrecadado pelos voluntários ainda não conseguiu contemplar todas as famílias que surgem na estrada em busca de doações, diz. “Tem muita gente esperando. Temos como meta entregar, no mínimo, 300 cestas básicas.”

 

Além de a região ser extremamente seca, a estiagem piorou a situação das muitas famílias que caminham quilômetros até o asfalto em busca de comida e água. “A nossa prioridade é entregar alimentos, mas também distribuiremos muita água por causa da seca. Além de ter o alimento na ceia, elas querem sentir que as pessoas realmente se importam”, conta Farias.

 

O voluntário revela que participar da caravana transformou a forma com que se relacionava com o feriado de Natal. “Até a primeira caravana, o meu Natal era muito triste. Agora passou a fazer sentido.”

 

De acordo com a voluntária Emi Teixeira, quem deseja contribuir com a caravana pode deixar os donativos na sede da Casa de Caridade, no bairro Jangurussu, ou mesmo integrar a distribuição na estrada. A concentração para a viagem até a BR-020 começa às 7 horas do dia 24, na sede da entidade.

 

Além de alimentos não perecíveis, serão distribuídos kits de higiene, com pasta e escova de dentes, sabonete, absorvente e xampu. “O nível de miséria deles é muito mais agravante do que encontramos em Fortaleza. O que encontrei na estrada foi uma realidade contrastante.”

 

De acordo com Teixeira, os blocos Unidos da Cachorra e Luxo da Aldeia realizam ensaios beneficentes para arrecadar donativos, respectivamente, nos dias 22 e 23. No próximo sábado, a partir das 15 horas, os voluntários da caravana recolherão os donativos durante o ensaio do Unidos da Cachorra, no Dragão do Mar.

 

Com a campanha “Natal de Luxo é Natal sem Fome”, o Luxo da Aldeia deve iniciar seu tradicional ensaio apenas quando atingir a meta de 150 alimentos arrecadados. “Para aquelas pessoas, o Natal é mais um dia de dor. Mais um dia para tentar sobreviver. Foi importante ouvir e me emocionar com as histórias delas. Você faz o ano novo acontecer de maneira diferente”, reflete Emi.

ENTENDA A NOTÍCIA

 

A Caravana da Estrada de Canindé leva alimentos, água, roupas e kits de higiene para as famílias carentes que aguardam por doações nos acostamentos da BR-020. Há 13 edições, a caravana reúne grupo de voluntários na véspera de Natal para tentar amenizar a fome de famílias carentes do Interior.

Serviço
13ª Caravana da Estrada de Canindé .
Quando: segunda, 24, concentração a partir das 7h.Como: doações podem ser feitas na sede da Casa de Caridade ou nos ensaios dos blocos Unidos da Cachorra e Luxo da Aldeia.
Onde: concentração e doações na Casa de Caridade Dr. Adolph Fritz (rua Irmão Olímpio, n°30, Parque Santa Filomena, Grande Jangurussu).
Mais informações: 9687 8303 e 8842 5228