Abrindo o Ciclo Ceará Sagrado, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura promove, entre os dias 11 e 13 de dezembro, a Semana “Os Caminhos da Fé no Coração do Cearense”, programação que inclui uma mostra de cinema e seminários sobre religiosidade. Toda a programação é gratuita, com acesso livre.
Seminário “Os Caminhos de Fé: de Roma a Juazeiro”, com participação do cineasta Sérgio Machado
Desvendar os caminhos da fé do cearense não é tarefa fácil. O sincretismo é a marca de um povo que alia santos, superstições, invoca forças ocultas, que diz não ser praticante, mas que sempre recorre ao sinal da cruz. Uma mistura que é fruto da nossa própria salada cultural e que continua pulsante, perpetuando releituras no cinema, na literatura, na música, na pintura… na arte. Para discutir essas e outras questões sobre a religiosidade do nosso povo, o CDMAC convidou duas personalidades.
Baiano, Sérgio Machado é jornalista e cineasta consagrado. Nascido em uma região dominada pelas crendices, por isso a religiosidade é uma marca sempre presente nos seus trabalhos. Filmes como Central do Brasil (1998), O Primeiro Dia (2000), Abril Despedaçado (2001), Onde a Terra Acaba (2001), Cidade Baixa (2005). Iniciou sua experiência na televisão com a codireção da minissérie Os Pastores da Noite, para a TV Globo. Ganhou notoriedade como roteirista de filmes como Madame Satã (2001), em parceria com Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, entre outros. Também dirigiu, em 2010, Quincas Berro d´água.
Edilberto Cavalcante Reis é padre, doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e graduado em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Também tem graduação em Teologia pelo Instituto Filosófico Teológico N S Rainha do Sertão (2001) e Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará e professor de história eclesiástica da Faculdade Católica de Fortaleza. Tem experiência na área de História, com ênfase em História eclesiástica (História da Igreja Católica), atuando principalmente nos seguintes temas: igreja e política, historiografia, cidade, biografia e diocese do Ceará e práticas religiosas populares.
Dia 12, 19h, na Sala 01 do Cine Dragão do Mar. Acesso livre.
Mostra Cearense de Cinema ” Religiosidade e Arte”
Dia 11
O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto de Rosemberg Cariri
A Ordem dos Penitentes de Petrus Cariri
Dia 13
Milagre em Juazeiro de Wolney Oliveira
O Sertão das Memórias de José Araújo.
Sessões às 16 e 19h, na Sala 01 do Cine Dragão do Mar. Acesso livre.
Fonte: Centro Cultural Dragão do Mar