Fortaleza


Independente do crescimento da população, até 2025 Fortaleza conta com uma “certa tranqüilidade” quanto ao abastecimento de água. No entanto, uma realidade deve ser levada em consideração: a transferência de água de outras bacias, como a transposição do Rio São Francisco. “Hoje, não tem para onde correr”, afirma Manoel do Vale Sales, gerente de Pesquisa da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), arbitrando que a partir de 2015 será necessária a importação de água.

O único rio interestadual é o Poti que se encontra com o Parnaíba, em Teresina (PI). Somente a região do Cariri dispõe de subterrâneas próprias para abastecimento. O Ceará tem cerca de 86% de seu território inserido no semi-árido, daí a importância de investir em políticas de recursos hídricos.

André Facó, diretor de Operações da Cagece, explica que a Estação de Tratamento do Gavião (Eta Gavião), responsável pelo processamento da água potável que chega às torneiras da população da Região Metropolitana de Fortaleza, funciona com ampliação máxima. Por isso está em fase de construção a Eta Oeste, localizada entre Caucaia e Maracanaú.

A obra está orçada em R$ 26 milhões, devendo entrar em funcionamento entre 2010/2011. Quanto à Eta do Gavião, a palavra de ordem é a modernização, devendo ganhar um Centro de Pesquisa e Treinamento em Tratamento de Água, cuja obra está sendo licitada. Ontem pela manhã, técnicos da Cagece visitaram a Estação como parte da programação da semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, 22 próximo.

O gerente de pesquisa, Manoel do Vale Sales, explicou, de maneira didática, como se processa o tratamento da água, antes de chegar às torneiras da população de Fortaleza. Destacou a importância da qualidade da água, que somente no ano passado foram consumidos 222 milhões de metros cúbicos pelos fortalezenses, representando 73% de toda a água produzida pela empresa, em 2008.

Ele diz que a chuva ajuda a amenizar a insolação sofrida pela água. Apesar da reclamação com o gosto do cloro, aplicado na fase final do tratamento, diz ser necessário.