De 2003 a 2007, as Cisternas (poços de concreto para armazenamento de água da chuva para consumo humano durante o período de estiagem) construídas na região do Semi-Árido chegaram a cerca de um milhão de brasileiros.
Até dezembro deste ano, o número de reservatórios implantados em nove Estados do Nordeste, além de Minas Gerais e do Espírito Santo, chegou a 234.416. Em relação à quantidade de unidades existentes no final de 2006 (.383 cisternas), o crescimento é de 33%. No Ceará 30.663 cisternas foram construídas, um aumento de 25%
CISTERNAS – Do total de cisternas construídas, 192.162 receberam recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que realizou o projeto em parceria com governos estaduais, municipais e a Articulação do Semi-Árido (ASA).
Nesses dez primeiros meses, foram aplicados R$ 61,5 milhões para a instalação de 41 mil cisternas. A expectativa é de que até o fim do ano sejam investidos R$ 66 milhões. A definição dos locais onde são instaladas as cisternas é feita com base nos critérios de renda familiar, da área de residência e da fonte de obtenção e armazenamento da água.